.Joana ganhou uma caixa com 36 lápis de cor.
Desses, quatro têm diferentes tons de verde.
Ela juntou esses lápis novos com os que ela
já tinha e encontrou, entre os antigos, dois
lápis com outros tons de verde. Sabendo que
a proporção entre a quantidade de lápis com
tons verde e a quantidade total se manteve,
determine com quantos lápis ela ficou.
Indique os predicados nas orações, classifique-os e retire o núcleo:
a) O homem entregou um aparelho na escola.
b) O aluno está desobediente.
c) O esportista machucou o joelho.
d) Eu e meu amigo estamos tristes.
e) A faxineira caiu da escada.
Leia o texto abaixo.
Tempos modernos
Hoje em dia, tenho a impressão que tudo está meio fora de lugar: as academias (ou Crossfit, como dizem) se parecem borracharias e até que poderiam ser – toda vez que eu passo em frente a uma, vejo alguém levando um pneu de um lado para o outro. Acho que deve ser daí que vem o conceito dessa novidade. Parece tudo meio improvisado, o negócio agora é malhar sem equipamentos, os poucos “aparelhos”, todos parecem feitos de pneu, até o chão parece de pneu e tem cheiro de pneu. Pensei que com esse corte de equipamentos o negócio seria praticamente de graça, mas não! O galpão vazio é praticamente o preço de uma academia que tem coisa dentro.
Falando em fora de lugar, os restaurantes agora são sobre rodas (food truck é o nome), uns caminhões de fazer comida. Percebo uma obsessão com pneus na nossa sociedade. Antigamente os caminhões levavam a comida para os restaurantes, agora fica tudo por ali mesmo, o apogeu do fast-food.
Seria interessante se, quando terminasse o expediente, os food trucks estacionassem nos Crossfit – pensando bem, é até uma possibilidade de negócio: espaço vazio e pneus não faltam...
Quando eu era criança, imaginava que no futuro as coisas seriam muito mais excitantes, teríamos novas profissões, talvez até em outros planetas!
Queria que estivéssemos pelo menos atingindo um nível de evolução que alcançasse o filme De volta para o futuro, com tênis autoajustáveis [...], não precisavam nem nos enviar para o futuro, só ser baratos...
As coisas com a humanidade não estão saindo muito como o esperado, como podemos comprovar saindo de casa. [...]
Para defender seu posicionamento, a autora desse texto utilizou
a apresentação de dados históricos.
a citação de exemplos do cotidiano.
a divulgação de dados de pesquisa.
a referência de um relato pessoal.
Sobre fonologia e fonética, observe as afirmativas a seguir:I - A fonética se diferencia da Fonologia por considerar os sons independentes das oposições paradigmáticas e combinações sintagmáticas.II - A fonética estuda os sons como entidades físico articulatórias associadas. É a parte da Gramática que estuda de forma geral os fonemas, ou seja, os sons que as letras emitem.III - À fonologia cabe estudar as diferenças fônicas intencionais, distintivas, isto é, que se unem a diferenças de significação; estabelecer a relação entre os elementos de diferenciação e quais as condições em que se combinam uns com os outros para formar morfemas, palavras e frases.Assinale a alternativa CORRETA:A) As afirmativas I e II estão corretas.B) As afirmativas II e III estão corretas.C) As afirmativas I e III estão corretas.D) Nenhuma das alternativas.
A partir da leitura do fragmento acima e dos estudos sobre “Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”, assinale a opção correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A sociedade está isenta dos prejuízos ocasionados pelo microplástico ou de quaisquer responsabilidades quanto à utilização consciente do meio ambiente.
Alternativa 2:
É notável a significativa diminuição de legislações e de estudos acadêmicos relacionados à degradação do meio ambiente, como a poluição do ar provocada pelos microplásticos.
Alternativa 3:
É inadequado pensar que uma falência ambiental, como a possível contaminação do ar em decorrência do microplástico, converteria em consequências sérias para a saúde da população.
Alternativa 4:
Os danos causados pelo uso irregular do plástico podem ser compreendidos como uma ação sobre o meio ambiente, que resulta num impacto nocivo à saúde e ao bem-estar do ser humano.
Alternativa 5:
A presença de microplástico no sangue humano é a constatação definitiva de que as ações antrópicas apresentam alterações ambientais negativas e que, historicamente, nesse âmbito, inexistem vertentes positivas.