Resposta:
Os seres vivos utilizam energia para manter suas funções orgânicas básicas, para formar e depositar novos tecidos e para sua atividade física. A determinação do gasto energético de um ser vivo permite estabelecer o estado de balanço energético, seus requerimentos e as condições metabólicas gerais de uma pessoa. Ainda, permite aos organismos nacionais e internacionais de políticas de saúde, a formulação das recomendações e as políticas de alimentação e nutrição.
Os fatores que condicionam os requerimentos energéticos de um indivíduo podem ser classificados seguindo diversos critérios. O gasto energético total (GET), corresponde à energia gasta por um indivíduo em 24 h. Resulta da somatória dos três componentes principais: o gasto energético basal (GEB) ou gasto energético de repouso (GER), o efeito térmico do alimento ou termogênese induzida pela dieta (TID) e o custo calórico da atividade física.
Entende-se por GEB a quantidade de energia utilizada nas 24 h por uma pessoa completamente em repouso físico e mental, relaxado mas não dormindo, 10 a 12 horas após a última refeição, em temperatura e ambiente confortáveis. O GER corresponde à quantidade de energia utilizada por uma pessoa em 24 h quando em repouso, em qualquer período do dia, 3 a 4 h após uma refeição. É quantificada medindo o consumo de oxigênio, assim como a produção de CO2 e a excreção de N, em uma pessoa acordada, em repouso completo, em uma atmosfera com temperatura neutra, após jejum noturno.
continua