Serra Pelada foi o maior garimpo brasileiro e sua exploração se deu, principalmente, no período de 1980 a 1983. A reportagem acerca da Serra Pelada realizada no ano de 1982 pelo Globo Repórter inicia tratando do dia a dia do trabalhador do garimpo, denominado garimpeiro, mostrando sua rotina ao acordar e também sua rotina de trabalho. Mostra que os garimpeiros não levaram muita coisa para a região, apenas algumas peças e mudas de roupa e o sonho de conseguir melhores condições de vida para si e para seus familiares.
A reportagem segue mostrando os costumes dos garimpeiros, os custos para a manutenção das barracas em que vivem, comem e descansam e também revela que nem só do serviço vivam os homens no garimpo, mas também de práticas descontraídas como o cinema ao ar livre, que era utilizado com meio de lazer.
É mostrado também o apelo sentimental da reportagem, revelando os familiares que os garimpeiros deixaram em suas cidades natais, suas condições de vida e a esperança que possuem a respeito do trabalho daqueles que foram para Serra Pelada. A saudade, como mostra a reportagem, não é unilateral. Tanto familiares quanto garimpeiros sentem falta da vida e das pessoas que deixaram, aguardando ansiosamente por cartas e notícias daqueles que estão distantes.
São apresentadas também as dificuldades enfrentadas pelos garimpeiros e como muitas vezes suas expectativas são frustradas por condições que não podem controlar. Em seguimento, nos é apresentada a família de mais um garimpeiro, que se difere em muito da primeira família apresentada, sendo essa de classe média, vivendo em Belo Horizonte, enquanto a primeira vivia em condições precárias no interior do Maranhão.
Essa diferenciação entre as origens dos garimpeiros mostra que o sonho do ouro não atingiu somente as classes mais baixas, mas também aqueles com boas condições de vida, fazendo até mesmo com que vendessem bens para financiar as atividades do garimpo.
Por fim, entendemos através da reportagem que o garimpo em Serra Pelada representou para muitas pessoas a esperança de uma vida melhor, com melhores condições e de forma mais digna. Em contrapartida, existiam também aqueles que não eram muito crédulos dos benefícios da atividade garimpeira, mas o que não resta dúvida é de que Serra Pelada representou para muita gente uma transformação no modo como levaram a vida.
Curiosidades sobre Serra Pelada
- Mais de 30 mil pessoas foram em busca de ouro.
- O terreno de Serra Pelada era divido em Barrancos.
- Os ofícios em Serra pelada eram os de cavador, apontador, apurador e o formiga.
- Os cavalos tiveram grande importância.
Entenda mais sobre Serra Pelada aqui: https://brainly.com.br/tarefa/21026588
#SPJ1