em 1970, a mecanização da produção agrícola expulsou trabalhadores do campo que se deslocaram para as cidades em busca de oportunidades de trabalho. hoje, o deslocamento do campo para a cidade continua, porém, em percentuais menores.
Os estudos dos depósitos sedimentares têm sido importantes para o entendimento das mudanças ambientais ocorridas durante o Quaternário. Algumas técnicas, tal como a datação por Luminescência Opticamente Estimulada (LOE), representa uma opção relevante no âmbito da investigação geomorfológica. Na imagem a seguir mostra-se um perfil de colúvio (material detrítico que se deposita no sopé das encostas) datado com idades aproximadas que vão desde 35.000 anos antes do presente a 4.000 anos AP.
Assinale a alternativa que identifica corretamente a época geológica correlacionada com as idades obtidas:
( A)
A amostra P2C1 com idade aproximada de 35.000 anos AP, é condizente com um evento geomorfológico que ocorreu no contexto do Paleoceno Inferior.
( B)
A amostra P2C2 com idade aproximada de 4.000 anos AP, é condizente com um evento geomorfológico que ocorreu no contexto do Pleistoceno Superior.
( C)
Ambas amostras (P2C2 e P2C1) são condizentes com eventos geomorfológicos que ocorreram entre o Paleoceno e o Oligoceno.
( D)
A escala temporal entre uma amostra e outra permite inferir que os eventos geomorfológicos são pertencentes ao período geológico Terciário.
( E)
A amostra P2C1 remonta a um evento geomorfológico que ocorreu durante o Pleistoceno Superior.