Resposta:
O sistema nervoso humano coordena e regula todas as atividades corporais. Ele é formado por vários órgãos, cuja função é captar estímulos do ambiente, interpretá-los e elaborar respostas específicas, voluntárias ou involuntárias.
Em outras palavras, o sistema nervoso comanda as ações do organismo, como a respiração, os batimentos cardíacos ou a digestão de alimentos, entre outros. Também é ele que faz com que o corpo reaja a estímulos externos, como cheiros, sons ou imagens, por exemplo.
O sistema nervoso, também chamado sistema neural, é um dos mais complexos da anatomia humana. Continue a leitura de nosso artigo para entender as funções dessa verdadeira rede de comunicação do organismo.
O que é o sistema nervoso?
Uma rede de nervos liga vários órgãos do corpo ao cérebro. São esses nervos que enviam os estímulos ao cérebro, que interpreta a informação e produz uma resposta.
Por exemplo, ao machucar uma parte do corpo, é o sistema nervoso que envia essa informação ao cérebro, que responde com a sensação de dor. Nesse caso, o corpo está respondendo a um estímulo externo.
Outras ações involuntárias, como a respiração, também funcionam sob o comando do sistema nervoso.6Todas as sensações e mensagens motoras ou sensoriais do organismo precisam ser levadas ao cérebro, que envia estímulos específicos a cada órgão. A função é garantir o funcionamento e a integridade do corpo humano.
No exemplo citado acima, sobre a mensagem de dor que o cérebro envia após um machucado, a função do sistema nervoso é proteger o organismo. Se a pessoa não sentir dor, não adotará nenhuma ação para preservar seu corpo. O mesmo acontece com sensações de calor ou frio, fome, ansiedade e medo, entre outros estímulos.
O sistema nervoso também envia comandos para garantir que o coração continue batendo, que os pulmões funcionem, que os alimentos sejam digeridos adequadamente e que o sistema excretor entre em ação. Toda a fisiologia do corpo humano, inclusive o sistema endócrino , é comandada pelo sistema nervoso.
O impulso nervoso é transmitido de uma célula para outra, por meio de fenômenos químicos e elétricos. Na ação elétrica, a informação é enviada para um neurônio, enquanto na química ocorre a transferência dessa informação de um neurônio para outro ou, ainda, para alguma célula muscular. Esse processo é conhecido como sinapse.Nos seres humanos, o sistema nervoso é dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O primeiro é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal e o segundo é composto por uma rede de nervos que conecta todo o corpo. Confira os detalhes de cada um deles:
Sistema nervoso central (SNC)
Encéfalo e medula espinhal compõem o SNC. Ambos são envolvidos por membranas de tecido conjuntivo, chamadas meninges, cuja função é proteger o sistema nervoso central.
O encéfalo é o principal centro de controle e comando de ações do organismo. Ele é formado pelo cérebro, cerebelo, bulbo, ponte, tálamo e hipotálamo. Já a medula espinhal é subordinada ao cérebro, embora possa agir de forma independente