Na Unidade III, ao tratarmos especificamente do conceito de pesquisa quantitativa, abordagem que têm como principal característica a preocupação com a quantificação de fenômenos, implicando em amostras representativas com grande número de casos e coleta de dados estruturada (Gimenes, 2019, p. 100). A partir desse conteúdo, vamos discutir a questão da jornada de trabalho e gênero no Brasil e observar os dados apresentados.
No Brasil mulheres trabalham 7,5 horas a mais por semana que os homens, segundo o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), com base nos dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE. Em 2015, a jornada total média das mulheres (que considera a soma do trabalho remunerado mais os afazeres domésticos) era de 53,6 horas semanais, enquanto a dos homens, de 46,1 horas.
A matéria pode ser lida na íntegra em: Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2022.
A pesquisa apresentada considera o trabalho remunerado e não remunerado, o trabalho doméstico. Os dados apresentam o seguinte cenário:
Quanto a atividades não remuneradas, mais de 90% das mulheres declararam fazer atividades domésticas. Quanto aos homens, a proporção dos que se ocupam destes afazeres é de 53%.
Com base nestes dados, o Ipea conclui que não há sinais de uma nova divisão de tarefas entre homens e mulheres nos lares. "Quando analisado o número de horas semanais dedicadas a essas atividades, nos últimos vinte anos é possível perceber uma significativa redução na quantidade de horas dedicadas aos afazeres domésticos pelas mulheres (6 horas semanais), mas o tempo médio gasto pelos homens mantém-se estável", afirma o estudo.
Disponível em: . Acesso em: 31 mai. 2022.
Uma das técnicas de análise de dados quantitativos abordada na disciplina Métodos de Pesquisa Aplicados à Gestão Pública é a estatística descritiva, que diz respeito às análises mais simples que podem ser realizadas a partir de conjuntos de dados. Considerando os dados da pesquisa e o conteúdo da disciplina, é possível refletir em como dados de pesquisas quantitativas e analises descritivas podem auxiliar o Gestor Público na compreensão do seu entorno e no planejamento de ações que tenham por objetivo a conscientização e solução de determinadas questões.
Segundo Gimenes (2019), a estatística descritiva é a primeira tarefa de um pesquisador, o qual deve, diante de uma coleção de dados, determinar quantas respostas ocorreram em cada categoria constante no questionário. A partir da pesquisa citada, temos que:
Ainda segundo Gimenes (2019), a exposição de valores percentuais é também relevante para a comparação entre diferentes populações ou entre uma mesma população em distintos pontos do tempo. Nesse sentido, podemos afirmar que no período analisado, que mulheres trabalham semanalmente 7 horas e meia a mais que homens.
Para a pesquisa sobre jornadas de trabalho de homens e mulheres no Brasil, foram aplicados questionários. Segundo Gimenes (2019), trata-se de um conjunto de questões organizado para atender a determinado(s) objetivo(s) de pesquisa. É preciso que o gestor público tenha absoluta clareza de que um questionário nunca é a etapa inicial de uma pesquisa, pois demanda conhecimentos anteriores a sua formulação [...]. O planejamento do questionário implica que o gestor público, tendo clareza sobre o(s) objetivo(s) da pesquisa e o referencial mobilizado para sua consecução, seja capaz de definir os temas ou pontos a serem abordados por meio das questões (GIMENES, 2019, p. 112-113).
GIMENES, Éder Rodrigo. Métodos de pesquisa aplicados à Gestão Pública. Maringá, PR: Unicesumar, 2019. (Adaptado).
AÇÃO/AVALIAÇÃO:
"As questões objetivas que permitem respostas únicas são aquelas para as quais é possível ao entrevistado a escolha de apenas uma alternativa, sendo que as opções de respostas podem ser dicotômicas ou multicategóricas. São questões de rápida e fácil aplicação, mas que possibilitam a simplificação de perspectivas ou nuances de respostas.” (GIMENES, 2019, p. 115).
Considerando o contexto acima, a presente atividade consiste na elaboração de questionários para coleta de dados junto a indivíduos:
1- Sendo assim, você aluno(a) deverá elaborar 4 questões objetivas que poderão compor um roteiro estruturado sobre "trabalho doméstico" no seu município.
Atenção! As questões deverão ser criadas de acordo com esse tema/característica - trabalho doméstico.
Observação: A Unidade III do nosso livro didático irá te auxiliar na realização desta atividade.