Resposta: Capoeira
A capoeira teve origem no Brasil Colônia, criada pelos negros escravizados por portugueses ao serem proibidos de praticar qualquer tipo de luta, que eram entendidas como expressão de rebeldia ou afronta. Assim, ao mesclar elementos como instrumentos musicais, canto e dança, a prática da capoeira era permitida, pois, era entendida pelos colonizadores como um momento lúdico dos escravizados, e não como uma prática de arte marcial.
Jiu-Jitsu brasileiro
As origens do Jiu-Jitsu brasileiro remetem à família Gracie e aos ensinamentos do jiu-jitsu japonês transmitidos pelo Grão-Mestre Mitsuyo Maeda, vindo ao Brasil em 1914. Com adaptações de técnicas feitas pelos filhos de Gastão Gracie, alunos de Maeda, o jiu-jitsu ganhou uma nova roupagem e foi testado e difundido em campeonatos ao redor do mundo, constituindo-se como um estilo específico. Veja a seguir algumas de suas principais características.
Tarracá
Tarracá é uma luta com origens na região de Pindaré, no interior do Estado do Maranhão, no nordeste brasileiro. Essa luta decorre da mistura de tradições indígenas, europeias e africanas e tem como principal figura representante o lutador Casimiro Nascimento Martins, mais conhecido como Rei Zulu, lutador de vale-tudo.
Luta Marajoara
Há certa imprecisão quanto à origem da luta marajoara. Algumas hipóteses sinalizam que seu surgimento remete à tribo Aruã, a povos africanos escravizados, a inspirações na luta de búfalos e a confrontos amistosos realizados entre vaqueiros. Contudo, ambas as hipóteses situam seu surgimento no Arquipélago de Marajó, localizado na região Norte do Brasil.
Huka-Huka
Essa luta foi criada pelos povos indígenas Bakairi e Xingá, que se situavam no Estado do Mato Grosso, no centro-oeste brasileiro. Ela compõe os Jogos dos Povos Indígenas, campeonato esportivo e de integração entre diferentes etnias, realizado desde 1996.
Kombato
O kombato é entendido como um método de treinamento para defesa pessoal desenvolvido a partir do aprimoramento de técnicas de diferentes artes marciais no contexto militar. Esse estilo de luta foi desenvolvido na década de 1990 por um grupo de mestres graduados em diferentes artes marciais e que buscaram fundar um método de autodefesa baseado em situações de conflitos urbanos e guerras.
Vale tudo
O vale tudo teve origem com os “desafios dos Gracies”, em que lutadores de diferentes modalidades eram convidados a lutarem no mesmo evento. Ela é realizada em um ringue de boxe e recebe esse nome por ser permitido que diferentes golpes sejam aplicados durante a luta. Desse modo, atletas de diferentes modalidades, como jiu-jitsu, capoeira, boxe, podem disputar entre si sem precisarem, necessariamente, treinar ou aplicar golpes da mesma modalidade.
Explicação: