A organização por ciclos tende a evitar rupturas e a excessiva fragmentação do percurso escolar,
assegurando, de certo modo, a continuidade do processo educativo.
"Além de normatizar a nivel nacional o que os sistemas de ensino já vinham implementando, a LDB
legitima as experiências e abre caminho para a adoção da organização do ensino em ciclos e da eliminação
da reprovação em mais redes de ensino de todo o país".
ARCAS, Paulo Henrique. Avaliação na Educação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2017.
No tocante à concepção de avaliação presente da organização em/por ciclos, analise as seguintes
afirmativas:
LA avaliação tem um novo sentido, ampliado, de alavanca do progresso do aluno e não mais o de um mero
instrumento de seletividade.
II. A avaliação contínua e processual é tão enfatizada nos textos legais que chega a ser vista como o eixo
que sustenta essa organização escolar.
III. Ela adquire um sentido comparativo do antes e do depois da ação do professor, da valorização dos
ganhos, por pequenos que sejam, em diversas dimensões do desenvolvimento do aluno, assumindo
sentido de faca de corte.
Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:
A
B.
D
O II, apenas
Ole III, apenas
O II e III, apenas
Olell, apenas.?
Resposta: A ciência é enfática ao definir que a mulher possui dois hormônios sexuais principais que o estrógeno (ou estrogênio) e a progesterona. O estrógeno é produzido pelos folículos do ovário, ou seja, pelos óvulos em formação. É responsável pelo desenvolvimento das características sexuais secundárias femininas e pelo controle do ciclo menstrual. Já a progesterona é produzida depois da puberdade pelas células do ovário. Ela desempenha uma função muito importante no corpo da mulher. Especialmente no que se refere à questão do ciclo menstrual. Além disso, participa ativamente da preparação do corpo para a gravidez.