Resposta:
AI-5 foi um decreto governamental que inaugurou o período de maior rigidez da Ditadura Militar e tornou claro o autoritarismo imposto pelos militares no Brasil.
O AI-5 decretou a permissão ao presidente para ordenar: o fechamento do Congresso Nacional, das Assembleias Legislativas e das Câmaras de Vereadores; a intervenção federal em estados e municípios; a cassação de mandatos políticos e a suspensão de direitos políticos; o estado de sítio; e a apreensão de bens materiais de cidadãos, entre outras medidas.
Em 1968, o movimento operário realizou duas grandes greves no país, sendo uma em Osasco (SP) e outra em Contagem (MG). As duas greves contaram com a adesão de, pelo menos, 10 mil pessoas e foram uma resposta dos trabalhadores ao aumento no custo de vida e à diminuição dos direitos dos trabalhadores, que se acentuou a partir de 1964.
O ano de 1968 é, por excelência, um ano de mobilização estudantil em todo o Ocidente. Os protestos estudantis no Brasil já tinham ganhado força antes mesmo dos acontecimentos em Paris. Em março daquele ano, um estudante, chamado Edson Luís de Lima Souto, foi morto em um restaurante no Rio de Janeiro durante um protesto.