Resposta:
O que foi a Regência de D. Pedro I?
A Regência de D. Pedro I (então chamado apenas de D. Pedro, visto que ainda não havia sido aclamado imperador) ocorreu entre 7 de março de 1821 e 7 de setembro de 1822. Nesse período, D. Pedro esteve à frente do poder no Brasil como representante direto de Portugal.
Reunião das Cortes Portuguesas e situação do Brasil
Foi no dia 7 de março de 1821 que D. João VI recebeu, no Rio de Janeiro, o decreto de convocação das Cortes Portuguesas para que viajasse imediatamente a Portugal. Um ano antes, grupos de militares e civis de Portugal organizaram a Revolução do Porto, que exigia a reestruturação política de Portugal após o turbilhão das guerras napoleônicas que transformaram radicalmente a Europa de 1804 a 1815. A formação das Cortes Portuguesas tinha o objetivo de dar uma nova Constituição a Portugal.
D. João VI e D. Pedro, antes mesmo de o primeiro voltar a Portugal, tiveram que fazer um juramento público, em 21 de fevereiro de 1821, acatando as bases da nova Constituição. Ocorreu, porém, que havia um grande risco de as posições políticas absolutistas de alguns deputados portugueses prevalecessem, o que poderia representar o fim do Reino Unido de Portugal e Algarves e o retorno do Brasil à condição de colônia. Além disso, o texto das bases constitucionais não estava sendo plenamente respeitado pelos portugueses.
Explicação: