Resposta:
a) A Contabilidade aplicada ao Setor Público objetiva fornecer informações de cunho orçamentário, econômico, financeiro e físico do patrimônio de suas entidades governamentais, como um auxílio ao controle social. Administra o Patrimônio Público por meio do registro de atos e fatos contábeis, gerando relatórios que priorizem a transparência nos seus atos, além de uma prestação de contas do uso dos recursos à sociedade.
A Contabilidade Pública é uma área que permite controle do Patrimônio Público, dizendo respeito à Administração Pública Direta e Indireta, bem como órgãos governamentais, empresas públicas, sociedades de economia mista, agências regulamentadoras, autarquias e fundações.
b) As dificuldades encontradas na implantação das novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público são a falta de informações referentes ao Patrimônio para registrar os atos e fatos contábeis; falta de pessoas capacitadas tecnicamente; a impossibilidade de integração dos sistemas utilizados; e a inadaptação das rotinas contábeis municipais aos novos regulamentos.
Porém, a dificuldade que mais se destaca é a inserção de novos costumes nas práticas utilizadas, uma vez que a resistência para o cultivo de novos hábitos é muito grande, além da falta de estrutura que possibilitaria a mudança ideal para uma implantação bem sucedida.