A horta mandala é uma estrutura de produção que se expande em círculos concêntricos com cultivo de diversas plantas e animais. Proporciona alimento para família do agricultor além de gerar excedentes para comercialização.
Esse sistema de produção têm apresentado excelentes resultados econômicos e sociais, e é mais adequado para pequenos produtores rurais.
A horta mandala caracteriza-se por ter centro circular, que pode ser constituído de um reservatório de água ou galinheiro, e em volta dele são construídos canteiros seguindo este formato.
Foi criado baseando-se no sistema solar, onde o centro com galinheiro ou fonte de água representa o sol e os canteiros em volta representam os planetas.
Se for construído com reservatório de água no centro, pode-se fazer a criação de peixes, patos e marrecos para que essa água seja enriquecida organicamente para utilizar na irrigação.
Os três canteiros mais próximos do centro são chamados de “Círculos de Melhoria da Qualidade de Vida Ambiental”, onde neles é feito o cultivo de hortaliças e medicinais, geralmente destinados para consumo pela própria família. Os próximos cinco canteiros são denominados de “Círculos da Produtividade Econômica”, como o nome já sugere eles são destinados a comercialização, e o cultivo pode ser feito com milho, feijão verde, abóbora e frutíferas.
O último canteiro é chamado de “Círculo do Equilíbrio Ambiental”, onde nele é feito o cultivo de cercas vivas e quebra-ventos para proteção do sistema, fornecimento de parte da alimentação animal, melhorar a produtividade e disponibilizar nutrientes necessários à recuperação do solo.
_______________
Coração - ♡
Avalie a Resposta - ☆