Na pratica a gestão da qualidade ate a primeira metade do século passado, era voltada para a inspeção e controle dos resultados dos processos de fabricação, para garantir a conformidade dos resultados com as especificações. Portanto, limitada ao processo de fabricação. Entretanto, nas últimas décadas, a gestão da qualidade ganhou uma nova dimensão, expandindo-se para as etapas mais a montante e a jusante do ciclo de produção, envolvendo toda a organização. Contribuiu para isso o trabalho pioneiro de Juran, que, tendo reformulado o conceito de qualidade, percebeu que a adequação do produto ao uso dependia de várias atividades (chamadas por ele de função qualidade) ao longo do ciclo produtivo de um produto, que se realizadas levariam ao que ele chamou de espiral do progresso.
Considerando as informações acima, avalie as seguintes afirmações:
I- Uma contribuição similar foi dada por Feigenbaum que, em 1951, em seu livro
célebre Controle da qualidade total, definiu as atividades de controle da qualidade como sendo: controle de projeto; controle de material recebido; controle de produto; estudo de processos especiais.
II- Essas teorias evidenciaram a importância de gerenciar os processos para atender aos requisitos dos clientes internos da cadeia produtiva. Assim como Juran, Deming também tornou-se um dos mais reconhecidos e influentes pioneiros da qualidade, especialmente no Japão e, mais tarde, nos Estados Unidos. Convidado a proferir uma série de palestras no Japão, no início da década de 1950, Deming focou a atenção do empresariado em aspectos gerenciais e não técnicos.
III- Outra contribuição fundamental de Deming, inicialmente para o TQC japonês, foi a difusão do Ciclo PDCA como técnica de gestão. O Ciclo PDCA, originalmente proposto por Walter A. Shewart, é um método interativo para a condução de atividades de melhoria, que consiste em quatro grandes fases: planejar (plan), executar (do), avaliar (check) e agir (act)
Escolha uma opção:
a. I , II e III
b. II e I
c. III e I Incorreto
d. II e III
e. II
Um texto deve constituir-se como um todo carregado de sentidos, de modo que o interlocutor possa percebê-lo como tal em uma situação de comunicação.
Sobre o texto, assinale a alternativa correta:
a.
Deve ser dotado de apenas duas unidades: semântica e formal.
b.
O que as pessoas têm para dizer umas às outras não são textos.
c.
Não vem carregado de manifestações de uma cultura.
d.
Consiste em uma junção de frases isoladas.
e.
É a representação de enunciados pronunciados em diversas situações cotidianas.