5. Conceição Evaristo, além de falar da posição de afrodescendente, também
representa a voz da mulher negra periférica, o que a coloca em uma condição multiplamente marginal (a de negra, a de mulher e a de periférica).
a) Identifique no poema um trecho que revela a segregação racial da muther negra na sociedade.
b) Em que fase da vida essa situação aconteceu?
c) De acordo com o poema, a memória desse acontecimento ainda marca
de alguma maneira a eu poetico? Explique.
d) Na sua opinião, o resgate do passado pode contribuir para o autorreco nhecimento de uma pessoa? Por quê?
6. Pesquisas recentes apontam que as mulheres negras são as mais desfavore cidas em relação ao ingresso em universidade e no mercado de trabalho. Desse modo, seu rendimento salarial médio é o mais baixo do Brasil, chegan do a ser 70% menor do que o de mulheres brancas. Além disso, elas tem maior carga de trabalho doméstico e menor acesso a saneamento básico. O relato a seguir, escrito por Conceição Evaristo, e bem elucidativo nesse sentido. Leia-o com atenção para responder ao que se pede.
a) Cite uma passagem do poema que esteja associada as péssimas condições de trabalho da mulher negra, em geral e da poeta, em particular.
b) Relela o versos:
Nas contas do meu rosário eu teço meu intumescidos sonhos de esperança
Levando em consideração o espaço que Conceição Evaristo ocupa na lite ratura afro-brasileira produzida por mulheres, a que estariam relacionados
esses "sonhos"?
d) Em sua opinião, a literatura produzida, hoje, por Conceição Evaristo e por outras autoras negras tem importância social? Explique.
7. Observe as ações realizadas pelo eu poético por meio das contas do seu rosário, como: "eu canto": "falo": "eu ouço": "encontro": "eu teço": "eu vejo"; "embalo"; "eu canto, eu grito, eu calo" "eu sinto": "debulho"; "eu falo": "so nho": "descubro": "vou e volto": "me acho": "descubro". Levando em consideração a relação existente entre essas ações verbais, que papel o desfiar do rosário assume para o eu poético?
8.De acordo com o Dicionário dos direitos humanos, pertencimento ou sent menta de pertencimento é:
{...} Crença subjetiva numa origem comum que une distintos divide Os individuos pensam que em si mesmo como membros do una coletividade na qual símbolos expressam calores, modos e arpinações esse sentimento pode fazer destacar características culturais e racionais.
a) No poema, há um forte sentimento de pertencimento racial. Cite uma expressão usada pelo eu poético que remete a uma coletividade.
b) Que referências, no poema, reforçam as caracteristicas culturais desse grupo? Justifique.
61) (G09278217) Leia o texto abaixo.
CEI
A CEI (Comunidade dos Estados Independentes) foi criada em 1991, após a desagregação da
Belarus, Cazaquistão, Federação Russa, Moldávia, Quirquistão, Tadjiquistão, Ucrânia,
URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Os países integrantes são: Armênia,
A CEI foi criada com o intuito de ocupar o espaço deixado pela extinta União das Repúblicas
Socialistas Soviéticas, pois os países apresentavam uma grande dependência dos laços gera-
dos durante a URSS. No entanto, a tendência é que os países integrantes da CEI busquem a
autonomia econômica, política e militar, diminuindo os laços com os outros países integrantes
da Comunidade. [...]
De acordo com esse texto, a criação da CEI teve como objetivo
A) conter a hegemonia do Capitalismo no mundo globalizado.
B) garantir a soberania de países afetados por conflitos armados.
C) preservar a cooperação entre países historicamente associados.
D) promover a difusão dos ideais comunistas pelo mundo.
E) tomar os países dependentes economicamente da URSS.
De acordo com esse texto, a criação da CEI teve como objetivo A) conter a hegemonia do Capitalismo no mundo globalizado. B garantir a soberania de países afetados por conflitos armados. C) preservar a cooperação entre países historicamente associados. D) promover a difusão dos ideais comunistas pelo mundo.
2-Circule a resposta correta destacada que melhor completa as frases abaixo a) Usamos o Will para expressar situações passadas/futuras. b) O uso do Will nas frases do afirmativa vem antes/depois do verbo principal c) O will na forma negativa é won't don't.