Resposta
Em 1824, os Estados Unidos foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil. Depois México e Argentina em 1825. A França foi o primeiro país da Europa a reconhecer a independência do Brasil.
Seus principais interesses eram lucrar com a independência, fazendo com que o Brasil pagasse 2 milhões de libras a Grã-Bretanha e ganhar vantagens comerciais com o minério, agricultura, madeira e etc.
Explicação:
Portugal não queria aceitar a independência do Brasil. Mas com a ajuda da Grã-Bretanha, os dois países chegaram a um acordo: Portugal reconheceu sua independência e o governo britânico exigiu que o Brasil pagasse a dívida de 2 milhões de libras de Portugal com a Grã-Bretanha. Para indenizar Portugal, o Brasil solicitou crédito à Inglaterra. O Brasil aumentou sua dívida externa e a Grã-Bretanha lucrou com o acordo.
D. João VI reconheceu a independência com grande pesar na época, e emitiu um decreto em 29 de agosto de 1825, para manter para si o tratamento do "atual imperador brasileiro", e desde então todos os diplomas foram passados ao imperador e ao rei em seu nome Sua Majestade.
Contudo, a real intenção em ser favorável à independência das colônias americanas era, por meio desse reconhecimento, diminuir a influência da Inglaterra no continente e captar vantagens comerciais para os Estados Unidos.
Espero ter ajudado :)
Bons estudos!