Trabalho infantil ainda ocorre no Brasil atualmente
O trabalho infantil, prática condenável onde ocorre a atividade laboral (remunerada ou não) por menores de 16 anos, proibida no Brasil pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e criminalizada pela Constituição de de 1988, ainda acontece em algumas regiões do país.
Os estados onde acontece com maior ocorrência, de acordo com o IBGE, são São Paulo, Minas Gerais e Bahia, onde existe um número estimado de 300 a 400 meninos e meninas nessas condições. Suas vítimas geralmente são crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e miséria. As principais tarefas realizadas pelas crianças são: a agricultura, a exploração florestal, a pesca, a indústria extrativista, a indústria do fumo, a indústria da construção civil, o trabalho infantil doméstico. Todas essas atividades são consideradas insalubres, trazendo danos físicos e psicológicos à todos os menores que são submetidos à elas.
O compromisso do governo brasileiro é eliminar do cotidiano infantil as atividades até 2025, um objetivo que está longe de ser alcançado.