Segundo Paula (2009, p. 72): “Da França e da Prússia emergiram, no início do século XIX, as primeiras universidades modernas e laicas: a napoleônica, para formar quadros para o Estado, e a de Berlim, com ênfase na integração entre ensino e pesquisa e na busca da autonomia intelectual”. Desta forma Como vimos na origem das universidades, percebe-se que: Assinale a resposta CORRETA:
Leia com atenção e responda a resposta correta.
RESPOSTA CORRETA: Como vimos na origem das universidades, não percebemos ênfase em pesquisa.
"Com promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, temos uma nova realidade brasileira, pautada numa ordem política que declara como um de seus princípios, o da descentralização político-administrativa que garante à sociedade o direito de formular e de controlar políticas, redimensionando relações entre Estado e sociedade civil" (PALMEN, 2021. P. 09). Fonte: PALMEN, Sueli Helena de Camargo. Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S. A. , 2021. Considerando as conquistas propiciadas nesse momento histórico, avalie as afirmativas a seguir: 1: A concepção de educação como direito público subjetivo. 11: O dever do setor privado em prover creche e pré-escola às crianças de 0 a 5 anos de idade. III: O ensino fundamental obrigatório e gratuito. É correto o que se afirma em: A. O e I, II e III. B. Le ll, apenas.
Sabemos que o substantivo é uma classe de palavras variável que pode se relacionar com outras dentro das frases. Portanto, para que haja concordância entre o substantivo e seus determinantes é necessário que: *
a) os determinantes concordem apenas em gênero com o substantivo.
b) os determinantes concordem em gênero e número com o substantivo.
c) os determinantes concordem apenas em número com o substantivo.
d) não há concordância entre o substantivo e seus determinantes.
e) n.d.a