A ansiedade pode causar alcalose sanguínea porque tem potencial para gerar como sintoma a hiperventilação levando a grande eliminação de CO₂.
Alcalose e acidose
A alcalose e a acidose sanguínea acontecem pela variação, ou seja, aumento ou diminuição de CO₂ no sangue modificando o seu pH.
O sangue funciona como uma solução tampão para que o seu pH permaneça em condições normais, ou seja, em condições fisiológicas (entre 7,35-7,45). Essa solução tampão obedece a seguinte equação de equilíbrio químico:
CO₂ + H₂O ↔ H₂CO₃ ↔ H⁺ + HCO₃⁻
Dessa forma, na:
- Acidose: existe maior concentração de CO₂ no sangue que desloca a equação para a formação de íons H⁺ levando a diminuição do pH, ou seja, gerando uma quadro de acidose.
- Alcalose: existe menor concentração de CO₂ no sangue deslocando a equação para a esquerda diminuindo a formação de H⁺ levando a um quadro de alcalose.
Por isso, em situações em que ocorram uma hiperventilação, como nos quadros de ansiedade, estresse e uso de drogas, a concentração de CO₂ no sangue diminui e o pH sanguíneo aumenta (alcalose).
Ao contrário, em situações em que ocorram uma hipoventilação, como nas doenças pulmonares (pneumonia, asma, DPOC), a concentração de CO₂ no sangue aumenta (porque a pessoa não consegue excretar CO₂) e o pH sanguíneo diminui (acidose).
Veja outra questão sobre alcalose e acidose aqui: https://brainly.com.br/tarefa/24950312
#SPJ4