A relação entre as palavras proteção e contaminação, dentro do contexto apresentado pela questão, torna correta a alternativa que estabelece que equipamentos que possuem o objetivo de proteger as pessoas, se forem descartados de maneira incorreta, podem ocasionar o efeito contrário ao que deveriam deveriam, ou seja, podem contaminar as pessoas. (Alternativas F-V-F).
Importante sabermos mais sobre o correto descarte de materiais de proteção.
Descarte de materiais de proteção:
Se a função dos materiais de proteção é a de proteger a saúde e preservar a integridade das pessoas, seria contraditório que o seu descarte colocasse outras pessoas em risco, possibilitando a contaminação destas. Os materiais de proteção contaminados com agentes químicos, tóxicos ou biológicos podem fazer com que pessoas que trabalham na coleta de lixo ou que manuseiam esses resíduos se contaminem.
Além disso, temos a questão da sustentabilidade. Plásticos e outros materiais de proteção não contaminados podem ser reciclados. Isso evita a poluição ao meio-ambiente.
Portanto, o descarte de materiais de proteção, são de suma importância para evitar contaminações diversas. É importante que seja realizado o descarte consciente, com classificação de cada item de acordo com as suas características de forma a garantir que eles tenham o destino adequado.
Complemento da questão:
(...)Tal relação entre as palavras "proteção" e "contaminações", no contexto em que são utilizadas, têm como efeito o fortalecimento de uma das ideias centrais do texto, ou seja, o fato de que:
(F )A proteção das pessoas significa a morte dos animais marinhos.
(V ) Um equipamento utilizado para a proteção da população, se descartado incorretamente, pode gerar o efeito oposto: a contaminação dessa mesma população.
(F)O descarte incorreto de luvas e máscaras leva os animais marinhos à morte por Covid-19.
Saiba mais sobre contaminação em: https://brainly.com.br/tarefa/52289644
#SPJ4