Resposta:
Família contemporânea:
A família é a primeira instituição da qual os seres humanos têm contato. Logo ao nascer, interagimos diretamente com nossos familiares. Mães, pais, tios, avós, irmãos, todos eles, fazem parte dessa construção social que é a família. Ao longo do tempo, esse grupo promove as condições e o direcionamento para que os novos integrantes se desenvolvam dentro do espaço familiar e também na sociedade.
Mas, para além daqueles que fazem parte do grupo familiar por traços de consanguinidade, há os que se tornam parte da família por outros tipos de interações. No contexto da sociedade moderna, a família também pode ser entendida como aquela em que as pessoas compartilham afeto, laços de aliança, respeito, afinidade, cuidado, religião, etnia, raça.
A formação da família contemporânea também tem como característica marcante as suas estruturas. Está sendo cada vez mais comum encontrar famílias monoparentais, que são aquelas constituídas apenas por mãe e os filhos ou o pai e os filhos. Geralmente, as famílias monoparentais são chefiadas por mulheres, quando não, as avós assumem essa função.
Outra característica predominante na família contemporânea é que as funções que antes eram definidas por gênero, não funcionam mais dessa forma. Antigamente, nas famílias nucleares, homens e mulheres realizam atividades diferentes. Enquanto o homem era responsável por prover o sustento da casa, a mulher era responsável pelo lar e pelas crianças. Hoje, nesse mesmo modelo, ambos participam dos cuidados dos filhos e também trabalharam fora.
Entre as muitas transformações que ocorrem nos arranjos familiares, algumas delas resultam de um fator predominante, o divórcio. Mesmo com a separação dos pais, os vínculos familiares permanecem, mas na maioria dos casos, ocorre um distanciamento entre pais e filhos, já que eles acabam passando menos tempo com um dos pais e provavelmente ficam sob os cuidados de terceiros.
A família formada através da adoção também é um exemplo de família contemporânea. Nesses casos, as crianças que são deixadas por seus pais biológicos encontram uma nova família, que pode ser resultante da união entre um homem e uma mulher, por uma união homoafetiva ou mãe e pai solo. Embora os novos modelos familiares tenham maior aceitação atualmente, ainda existe muito preconceito na sociedade, a ideia da família nuclear tradicional ainda é predominante.
Espero ter ajudado,e bons estudos!!
Autor:
alejandralopez
Avalie uma resposta:
5Uma redação sobre a família contemporânea seria assim: "Com o passar dos anos e também a informação chegando com cada vez mais facilidade entre todas as pessoas, temos que uma família contemporânea se dá por meio da aceitação e também a tecnologia presente.
Aspectos de uma família contemporâneaÉ correto afirmar que as famílias da atualidade já são totalmente diferentes e evoluídas, se compararmos às famílias de séculos atrás.
A aceitação de gêneros e também a conversação acontece com muito mais facilidade nas famílias hoje em dia, sendo pilares para todas as pessoas.
A família contemporânea é um tipo de termo que indica um certo tipo de padrão relacionado aos integrantes das famílias.
No entanto, vale ressaltar que a família é composta apenas por pessoas que se amam, independentemente de gênero, idade, raça ou etnia. A família que é criada por casamento é uma em que há uma celebração e um evento para sacramentar a união.
Já uma família de afinidade é uma em que onde a convivência e uma relação diária fazem com que se criem laços entre os indivíduos.
Veja mais sobre família em
brainly.com.br/tarefa/19568151
#SPJ2
Autor:
captainhart
Avalie uma resposta:
3