Leia um trecho da “Lira XXI”, de Tomás Antônio Gonzaga, que está presente em Marília de Dirceu. Lira XXI [...] Saio da minha cabana Sem reparar no que faço; Busco o sítio aonde moras, Suspendo defronte o passo. Fito os olhos na janela Aonde, Marília bela, Tu chegas ao fim do dia; Se alguém passa e te saúda, Bem que seja cortesia, Se acende na face a cor. Que efeitos são os que sinto? Serão os efeitos de Amor? Se estou, Marília, contigo, Não tenho um leve cuidado; Nem me lembra se são horas De levar à fonte o gado. Se vivo de ti distante, Ao minuto, ao breve instante Finge um dia o meu desgosto; Jamais, pastora, te vejo Que em teu semblante composto Não veja graça maior. Que efeitos são os que sinto? Serão efeitos de Amor? Ando já com o juízo, Marília, tão perturbado, Que no mesmo aberto sulco Meto de novo o arado. Aqui no centeio pego, Noutra parte em vão o sego; Se alguém comigo conversa, Ou não respondo, ou respondo Noutra coisa tão diversa, Que nexo não tem menor. Que efeitos são os que sinto? Serão os efeitos de Amor? Se geme o bufo agoureiro, Só Marília me desvela, Enche-se o peito de mágoa, E não sei a causa dela. [...] Quais elementos do excerto permitem caracterizá-lo como um poema árcade?

Respostas 1

Resposta:

Em busca do equilíbrio e da restauração do caos reinante na escola barroca, o arcadismo recorria ao bucolismo, aos temas pastoris, aos elementos da natureza. Era comum que os poetas árcades assinassem seus versos em pseudônimos com nomes de pastores gregos e romanos.

Explicação:

É isso

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