1. No Texto XIX da Apologia, Sócrates esclarece sobre seu modo de vida, seja pública ou privada, sempre norteada pela justiça. Sua fala era para quem quisesse ouvir, não importando idade ou condição social. Não se via como mestre, mas entendia os que o seguiam.
Sócrates entendia seus seguidores porque estes, quando o procuravam, não era somente para ouvir, mas, para dialogar, para discutir, levando o próprio interlocutor a chegar a uma conclusão verdadeira.
2. A relação entre os seguidores de Sócrates e seguidores de influenciadores digitais é de oposição. Sócrates não considerava seus seguidores como discípulos e nem ele mesmo um mestre, portanto não lhe interessava influenciar ninguém. O método Socrático era o diálogo.
No mundo digital de influenciadores desconhecidos, a relação é unilateral, marcada por determinismos pouco críticos e onde ideias e produtos são consumidos sem reflexão.
3. Sempre estamos buscando. Buscando informações, distrações, conhecimentos. Longe do tempo em que isso era possível em praças públicas, hoje somos virtuais.
Buscamos sempre e hoje temos uma ferramenta de busca sempre à nossa disposição. Passamos de indivíduos para usuários. E certamente mudou a forma como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo.
Bons estudos!