Resposta:
d. V, V, F, V.
Explicação:
Encontrei na apostila.
Para Vygotsky (1998), isso se dá por meio da mediação ou atividade mediada indireta. Ou seja, é pela mediação que o sujeito internaliza, e isso ocorre através da “reconstrução interna de uma operação externa, de atividades e comportamentos sócio-históricos e
culturais” (GARTON, 1992, p. 89). Isso quer dizer que a conversão de relações sociais em
funções mentais superiores não é direta, é mediada, mas para que isso ocorra, precisa do
uso de instrumentos e signos.
Outro aspecto a ser observado é que para que ocorra esse processo de interiorização, depende da mediação essencialmente humana e semiótica na qual a linguagem e,
em particular, a palavra, é essencial. A palavra é o meio privilegiado, é o elemento, matéria
comum entre locutor e interlocutor, “carregada de conteúdo ou de sentido ideológico, é uma
espécie de molécula do pensamento verbal, i.e., da intersecção entre pensamento e fala”
(TUNES, 2000, p. 38).
A palavra está presente em todos os atos de compreensão e em todos os
atos de interpretação. Todos os signos não verbais, embora não possam ser
substituídos por palavras, “banham-se no discurso”, apoiam-se nas palavras
e são acompanhados por elas... a palavra não é uma coisa que o indivíduo
possui, mas é mediação, elemento móvel e mutável na dinâmica das interações verbais (SMOLKA, 2000, p. 65).
Para Vygotsky (1998), o desenvolvimento precisa da linguagem para ocorrer. O
autor não refuta a ideia de Piaget, mas defende outra concepção evolutiva do ser humano.
Pois, para Piaget (1982), a estruturação do organismo vem antes do desenvolvimento e,
para Vygotsky (1998), é o próprio processo de aprendizagem que desenvolve as estruturas
mentais superiores do indivíduo.
Além da mediação, Vygotsky (1998) traz o signo, sendo algo que significa alguma
coisa. Como os ícones nos computadores, são signos; as palavras são signos linguísticos.
A linguagem é um sistema articulado de signos; a matemática também. Podemos notar,
com isso, que vivemos em uma sociedade que constrói instrumentos e sistemas de signos;
bem como são construídos ao longo dos tempos e modificam, mudam, são influenciados e
influenciadores no desenvolvimento social e cultural.
É por meio da apropriação dessas construções sócio-históricas e culturais, ao
interagir no meio social, que o ser humano se desenvolve cognitivamente. E ainda, quanto
mais interagir e utilizar variados signos e sistemas de signos, mais modifica as operações
psicológicas que ele é capaz. Como também, quanto mais instrumentos o sujeito vai aprendendo a manusear tanto mais se ampliam suas práticas e atividades nas quais pode aplicar
as novas funções psicológicas.