Poema
EU QUERO
Quero um chefe brasileiro
Fiel, firme e justiceiro
Capaz de nos proteger
Que do campo até à rua
O povo todo possua
O direito de viver
Quero paz e liberdade
Sossego e fraternidade
Na nossa pátria natal
Desde a cidade ao deserto
Quero o operário liberto
Da exploração patronal
Quero ver do Sul ao Norte
O nosso caboclo forte
Trocar a casa de palha
Por confortável guarida
Para quem nela trabalha
Eu quero o agregado isento
Do terrível sofrimento
Do maldito cativeiro
Quero o meu país
Rico, ditoso e feliz
A bem do nosso progresso
Quero o apoio do Congresso
Sobre uma reforma agrária
Que venha por sua vez
Libertar os camponês
Da situação precária
Finalmente, meus senhores,
Quero ouvir entre os primores
Debaixo do céu de anil
As mais sonoras notas
Dos cantos dos patriotas
Cantando a paz do Brasil.
1) Retire do poema um exemplo de rima pobre. Escreva o verso todo.
2)Retire do poema um exemplo de rima rica. Escreva o verso todo.
POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDA!!!!!!
1) qual seria um possível objetivo do autor do texto;2) os personagensapresentados, estavam onde?3) você consegue imaginar quem cada personagem está representado na vida dos sereshumanos? Profissão, personalidades, alguém que conhece...4) quem tinha o poder de decisão?5) que mensgem o texto te trouxe?6) Reescreva a história mudando os nomes dos personagens para seres vivos, podendo seranimais ou seres humanos. Lembre-se, mudar o titulo. Capriche em seu texto. Utilize início,meio e fim, lembrando das técnicas apresentadas em Língua Portuguesa. Bom trabalho!ME AJUDEM PVR
PONTUAÇÃO: O Mistério da Herança.
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Dono de uma grande fortuna, não teve tempo de fazer o seu testamento. Lembrou, nos momentos finais, que precisava fazer isso. Pediu, então, papel e caneta. Só que, com a ansiedade em que estava para deixar tudo resolvido, acabou complicando ainda mais a situação, pois deixou um testamento sem nenhuma pontuação. Escreveu assim: “DEIXO MEUS BENS A MINHA IRMÃ NÃO A MEU SOBRINHO JAMAIS SERÁ PAGA A CONTA DO PADEIRO NADA DOU AOS POBRES.” Morreu, antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna?
01- Descubra quem é o herdeiro, usando corretamente os sinais de pontuação. *
Categoria: 2ª SERIE - EM Autor: mauromarcel-sp 2º BIM - LP Romantismo (2ª série/ Revisão/ aula 1) 06.07.2021. Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário. ObrigatóriaNota: 10 Quem não se recorda de Aurélia Camargo, que atravessou o firmamento da corte como brilhante meteoro, e apagou-se de repente no meio do deslumbramento que produzira seu fulgor? Tinha ela dezoito anos quando apareceu a primeira vez na sociedade. Não a conheciam; e logo buscaram todos com avidez informações acerca da grande novidade do dia. Dizia-se muita coisa que não repetirei agora, pois a seu tempo saberemos a verdade, sem os comentos malévolos de que usam vesti-la os noveleiros. [Excerto de “Senhora”, de José de Alencar] Aurélia era, segundo o autor: