3. Leia o texto a seguir: Piratas da biodiversidade invadem a área da Floresta Amazônica onde vive Maya, jovem índia que é vítima do ataque predatório, deixando órfã a bebê Tainá. Abrigada entre as raízes da Grande Árvore (sapopema), a criança é salva e criada pelo velho e solitário pajé Tigê. Cinco anos depois ele leva Tainá à aldeia do seu povo, onde está para ser escolhido o novo líder defensor da natureza. Por ser menina, Tainá é impedida de se apresentar ao combate, mas pela herança de Maya, a última das Amazonas guerreiras, e com o apoio de Laurinha, esperta menina da cidade, e do índio nerd Gobí, a indiazinha parte para derrotar os malfeitores, desvendando o mistério de sua própria origem. A que gênero pertence esse texto? A) Crônica. B) Notícia. C) Sinopse. D) Anúncio. E) Propaganda
Nas bactérias, foi descoberta a ocorrência de três formas de transferências de genes, porém nenhuma delas está relacionada ao processo reprodutivo. Quanto às formas de transferência de genes, analise as seguintes sentenças:
I- Mecanismo de conjugação ocorre quando as bactérias se unem através de um canal tubular proteico, por onde ocorre a transferência de genes.
II- Mecanismo de transdução ocorre quando as bactérias transferem seus genes para outra bactéria através de um vetor – os vírus, podendo acontecer a incorporação de pedaços cromossomiais bacterianos.
III- Mecanismo de transformação ocorre quando a bactéria sofre mutações tanto em nível genótipo quanto fenótipo, produzindo diferentes linhagens.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças I e II estão corretas.
C) As sentenças II e III estão corretas.
D) Somente a sentença I está correta.
Em nosso contexto, todos os brasileiros possuem o direito à educação. Deste modo, o acesso ao ensino é garantido por meio de políticas públicas que apresentam as responsabilidades do Estado, o qual possui o dever de assegurar condições efetivas de aprendizagem aos indivíduos. São as políticas que regulamentam todas as ações no campo educacional. Dentre as inúmeras normativas legais que respaldam a estruturação da educação brasileira, podemos observar a presença da Constituição Federal de 1988, também conhecida como Carta Magna. No capítulo três encontram-se vários artigos que subsidiam a organização da nossa educação.
“[...] diante de uma sociedade ainda desigual, é imprescindível o acesso ao saber para o desenvolvimento social e coletivo diante da lógica que rege o capitalismo mundial. Superar essa lógica e propiciar um processo de conscientização nas tomadas de decisão sobre os rumos sociais, políticos e econômicos da sociedade, somente é possível pela educação, pois ela propicia ao cidadão o acesso ao conhecimento e, assim, contribui para o seu desenvolvimento” (CAMARA, 2013, p. 23-24).
Sobre o direito social à educação, leia o texto “A Educação na Constituição Federal de 1988 como um direito social