Resposta:
MARÉ LUNAR :Mare é um termo latino utilizado em exogeologia para designar diversas configurações morfológicas presentes na superfície da Lua e em Titã, o maior satélite natural de Saturno. Essas configurações foram chamadas maria pelo astrônomo Michael Florent van Langren que as confundiu com verdadeiros mares e oceanos . MARÉ SOLAR
Apesar de ter uma massa muito maior que a da Lua, o Sol exerce uma maré sobre a Terra, de cerca de 2,5 vezes menor do que aquela causada pela Lua. Isso se explica devido à grande distância entre o Sol e a Terra. Por causa do Sol, as marés altas de um local ocorrem por volta do meio-dia e da meia noite.
MARÉ LUN-SOLAR: Maré Luni-solar é uma maré com o efeito combinado da Lua e Sol. Quando os dois astros estão alinhados, na época de Lua cheia e nova, ocorrem o maior desnível entre a maré alta e baixa que são denominadas marés de Sizígea.
MARÉ TERRESTRE:
A Maré Terrestre é um fenômeno que consiste em uma deformação visco-elástica do globo terrestre causada pela ação gravitacional da Lua e do Sol.
MARÉ QUADRATURA:Quando o Sol e a Lua formam com a Terra um ângulo reto, como quando a Lua está em quarto-crescente ou quarto-minguante, a maré é mais baixa que o normal, sendo chamada maré de Quadratura, ou maré de Águas-Mortas.
MARÉ SIZÍGIA:A amplitude da maré difere dia após dia conforme a posição do Sol e da Lua. Quando ambos se colocam numa mesma linha em relação à Terra, como acontece na Lua Cheia e Nova, a maré fica mais alta do que o normal e é chamada de maré de Sizígia, ou maré de águas-vivas.
ESPERO TER AJUDADO ❤️