Os cabanos lutaram para se manter no poder e estabelecer um governo revolucionário. Uma das principais causas do fracasso da rebelião foi desacordo e conflito entre os líderes do movimento.
Sobre as divergências dentro da Cabanagem
Com a revolta, o fazendeiro Clemente Malcher assumiu o governo, porém, jurou fidelidade ao governo imperial e declarou que iria permanecer no poder até que o herdeiro do trono atingisse a idade adulta.
Os Cabanos procuraram estabelecer um governo revolucionário estável que pudesse governar o estado. No entanto, esta tentativa foi novamente frustrada pela traição e conflito entre os líderes do movimento.
Em abril de 1836, o governo central lançou uma nova ofensiva militar, recuperando com sucesso o controle das capitais provinciais e instalando um novo presidente.
Foram necessários cinco anos de lutas amargas antes que os Cabanos fossem derrotados. Estima-se que durante o período de conflito entre as forças do governo e os revolucionários, a população de Pala, que era de cerca de 100.000 habitantes, caiu para 60.000.
Saiba mais sobre a Cabanagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/1151754
#SPJ4