Historicamente há diferentes abordagens pedagógicas a respeito do espaço da oralidade e da escrita na escola. Considerada subjetiva e menos importante pela Grande Divisa, a oralidade acaba por ser excluída do processo de ensino e aprendizagem, consequentemente, a escrita adquire a função de promover o pensamento lógico e objetivo, o que é um engodo, oralidade e escrita devem permanecer juntas no trabalho escolar, uma se correlaciona com a outra de diferentes maneiras, já que a linguagem é constitutiva do sujeito. Portanto, para que se efetive um trabalho comprometido com a formação humana e cultural, é necessário que a oralidade seja considerada no ensino e aprendizagem e que a escrita seja contemplada a partir de outras abordagens. Identifique as premissas que demonstram as possibilidades de trabalho com a escrita para que a escola atinja não apenas a formação cognitivista, mas sim, humana: ( )Ênfase na cópia. ( )Trabalho com diferentes suportes textuais, como revistas, jornais, artigos científicos etc. ( )Estudos de questões para os exames vestibulares. ( )Promover espaços para escritas polissêmicas e contextualizadas, podendo o aluno expressar sua subjetividade. V, V, F, F. F, V, F, F. V, F, V, V. V, F, F, V. F, V, F, V. PERGUNTA 2Com um contexto sócio-histórico marcado pelo capital enquanto organizador das relações, a literatura passa a ter outro lugar e outros sentidos nas vidas dos indivíduos. Nesse sentido, assistimos ao advento da profissão de escritor de livros infanto-juvenis que precisa estar alinhado com as demandas das editoras, estas por sua vez oferecem seus serviços às escolas e cabe ao professor a decisão ou não de aderir determinada obra. Além disso, junto com os livros literários adotados, vem uma ficha de leitura guiada contemplando uma sequência de atividades de modo que o aluno possa entender “o verdadeiro sentido” daquela obra. Segundo Lajolo (2000), tais fichas podem trazer consequências negativas para o trabalho docente se estas forem decisivas para a formação de um bom leitor. A partir disso, preencha as lacunas com os termos corretos sobre as consequências do uso das fichas de leitura para o trabalho docente: O uso não crítico de tais fichas podem colocar o professor em______________, promovendo a _________________ do ensino e reforçando o caráter __________________ da escola. 1.segundo plano, autonomia, cultural 2.segundo plano, ampliação, reprodutor 3.primeiro plano, autonomia, cultural 4.primeiro plano, ampliação, reprodutor 5.segundo plano, terceirização, reprodutor PERGUNTA 3Há no Brasil a diversidade de manifestações culturais, cada povo é constituído por suas variantes linguísticas e se identificam por meio delas. Diante desse fato, é desaconselhável que a escola desenvolva seus trabalhos a partir de uma concepção única de cultura e de identidade, assim, é urgente que todos os sujeitos sintam-se parte do processo educativo e sejam respeitados a partir do acolhimento de suas particularidades. Com isso, como a escola pode favorecer este processo a partir do trabalho com a língua? 1.Contemplando um tipo de letramento para que todos tenham acesso à mesma educação. 2.Ensinando uma variante a todos para que possam se sentir incluídos e, assim, influenciar na constituição identitária. 3.Considerando o letramento como sinônimo de alfabetização, assim todos aprendem a ler e escrever sentindo-se incluídos no processo educativo. 4.Excluindo o trabalho com a norma padrão. 5.Contemplando os diferentes letramentos, pois a constituição da identidade depende dos diferentes sistemas de linguagem.

Respostas 1

PERGUNTA 1

Resposta: V,V,F,F.

PERGUNTA 2

RESPOSTA: segundo plano, terceirização, reprodutor

PERGUNTA 3

RESPOSTA: Contemplando os diferentes letramentos, pois a constituição da identidade depende dos diferentes sistemas de linguagem.  

PERGUNTA 4

RESPOSTA: Quando o aluno busca estratégias de seu conhecimento de mundo para compreender os sentidos do texto.

PERGUNTA 5

RESPOSTA: Gramaticalização da leitura, uso dos fragmentos de obras no material didático, utilização de pseudotextos.

Você sabe a resposta? Adicione-a aqui!

Can't find the answer?

Log in com Google

ou

Esqueceu sua senha?

Não tenho conta, e quero Registre-se

Escolha um idioma e uma região
How much to ban the user?
1 hour 1 day 100 years