A) Ao se considerar a Cadeia do Atlas, presente em território africano é possível identificar diferentes paisagens como cordilheiras e planaltos que são obtidas exatamente pelas mudanças de relevo em sua extensão.
Características principais da Cadeia do AtlasA Cadeia do Atlas está situada no norte da África consistindo, nesta parte do planeta, no único sistema montanhoso jovem do tipo alpino. Atravessa os países africanos de Marrocos, Argélia e Tunísia.
Possui, em sua formação, dois alinhamentos do tipo paralelos com formações como as seguintes:
- Alto Atlas: grande cordilheira que chega até 4.165 metros;
- Anti-Atlas: diversos maciços presentes ao sul;
- Atlas saariano: é o trecho mais extenso sendo composto por diversas dobras com altitudes máximas de 3.000 metros;
- Dorsal tunisiana: consiste no reaparecimento do Atlas saariano chegando no Cabo Bom junto ao Mar Mediterrâneo;
- Médio Atlas: formações montanhosas na região do Marrocos;
- Atlas Teliano: prolongamento do Médio Atlas na região da Argélia
Com todas estas formações, portanto, a Cadeia do Atlas funciona como uma barreira entre o clima mediterrâneo do norte africano e o Saara reduzindo as precipitações no local.
B) O Barlavento e sotavento são fenômenos relacionados com a direção para onde o vento sopra e para onde é enviado, sendo uma abordagem náutica.
Conceitos relacionados com Barlavento e SotaventoDo ponto de vista conceitual, Barlavento é o lado de onde sopra o vento indicando uma possível rota de colisão para embarcações que estiverem recebendo o vento do mesmo lado.
O Sotavento, por sua vez, consiste no lado oposto em relação ao qual o vento está soprando em determinado momento consistindo no lado em que a vela grande de uma embarcação se encontra.
Além disso, quando se considera os fenômenos de Barlavento e Sotavento existe ainda a influência do relevo sobre o clima local como ocorre com a Cadeia do Atlas no continente africano.
As montanhas presentes em diferentes locais da Cadeia do Atlas, formam uma barreira quando se consideram as correntes de massas de ar na seguinte sequência de eventos:
- Ar que vai na direção da montanha tem que subir e se condensa;
- Reduz a temperatura podendo, assim, gerar a ocorrência de chuvas;
- Após a passagem pelas montanhas, o ar desce já sem umidade e aquece o local.
Para saber mais sobre influência relevo e clima: https://brainly.com.br/tarefa/3476603