Com a explosão da indústria de smartphones e sua "necessidade" na vida das pessoas analisar a origem da sua criação é importante. Para responder essas perguntas elenco os seguintes pontos:
1 - A alternativa I está correta, pois, em 2007, Steve Jobs disponibilizou oficialmente o primeiro iPhone do mundo nas lojas prometendo revolucionar a forma com que as pessoas se comunicariam umas com as outras, sendo assim, o principal impulsionador do mercado e do desenvolvimento de smartphones.
A segunda e a terceira afirmativa também estão corretas, pois estamos rodeados por diversos serviços disponibilizados diretamente por intermédio de smartphones que participam de nossas vidas, facilitando diversas questões como, comunicação, segurança, praticidade, resolução de problemas e o encontro de informações nos mais diversos campos, como o educacional, financeiro, transportes e alimentício, os quais mais receberam implementações e desenvolvimento de serviços como carteiras digitais ( nu bank, picpay); uber e similares; ifood e sites de buscas, visando simplificar e alcançar objetivos com mais facilidade.
Assim, a resposta final é a alternativa E.
2- A resposta final é a alternativa C, pois às duas primeiras afirmações são verdadeiras em razão da ‘internet’ possibilitar o fluxo de informações, alcançando maiores e mais distantes públicos ao longo do globo para um produto, além de possibilidades acopladas com ferramentas digitais, como contabilizar e rastrear públicos, além de coletar e processar dados referentes ao consumidor, porém, em contrapartida, o público também tem acesso a muita informação, assim, se tornando conhecedor de vários produtos e principalmente em diversas situações, se tornando também divulgadores ou não recomendadores através de reviews e unboxings. Facilitando espalhar de maneira positiva ou negativa uma ideia, ou conceito por trás de algum produto, ou serviço.
Por fim, a última alternativa é falsa por negar um dos principais fatores do grande sucesso da expansão das redes sociais/comunicativas e do aumento da venda de ‘smartphones’ que é, a facilidade, praticidade, custo barato e impulsionado por campanhas sociais, que com o passar dos anos recebem mais atenção para se tornar um produto cada vez mais barato, acessível, prático e inteligente, se tornando algo cada vez mais universal e indispensável atualmente.
3- A alternativa correta é a letra E, pois, todas as afirmações são verdadeiras em relação ao ‘marketing’, venda de produtos e relação entre o público consumidor e o disponibilizador de um produto, visto que, facilita e a aplica pilares do ‘marketing’ como o planejamento que fica mais fácil, considerando a facilidade de compreender o público alvo por meio da troca de informações constantes entre as pessoas.
Outro ponto é que as ferramentas de comunicação facilitam criar a atração por um produto, criando uma base de público com a qual você possa trabalhar desejos, necessidades e finalmente convertê-los em fiéis consumidores que é outro pilar do ‘marketing’, a fidelização. Porém, olhando para o consumidor, as mídias auxiliam compartilhar experiências negativas com alguma empresa, produto ou serviço, assim, auxiliando e alertando sobre a incapacidade da prestação de um bom serviço por parte de alguém, gerando uma ideia de proteção da comunidade com relação a algo. Isso ocorre através de canais como o famoso reclame aqui. Assim, com a opinião dos consumidores e suas expressões, a marca se consolida ou também afunda em meio as decepções.
Sendo assim a resposta ficou:
1) E, 2) C, 3) E