O tipo de colher a ser escolhido num preparo de alimento deve considerar alguns fatores. Aqui consideraremos a condução térmica e a proliferação de microorganismos.
Quando e por que usar uma colher de metal?
A colher de metal (alumínio por exemplo) é excelente em condutividade térmica, ou seja, irá esquentar e esfriar muito rápido, o que pode ser muito perigoso caso não haja um cabo de outro material de menor condutividade, causando assim queimaduras.
Essa condutibilidade também é útil na velocidade em que o alimento alcança temperaturas, sendo bem mais rápido. Em contrapartida, a sanitização desse tipo de instrumento é facilmente feita com água e detergente, não sobrando microorganismos ativos.
Além disso, é importante olhar o tipo de panela, pois em panelas que possuem revestimento de teflon, o metal acaba riscando e desgastando o material da panela.
Quando e por que usar uma colher de madeira?
A colher de madeira ao contrário da de metal, é um isolante térmico. Então dificilmente o calor será conduzido até o cabo, dando mais segurança a quem usa. Também pode ser facilmente usada em qualquer tipo de superfície sem o problema de riscar e gastar.
Porém, há um grande problema que é a proliferação de microorganismos, pois a madeira conserva umidade, resto de alimentos e gorduras, o que cria um ambiente ideal para proliferação de bactérias, fungos e demais microorganismos.
Colher de madeira oferece risco pra saúde?
Não necessariamente, mas é possível. Para evitar esse problema, é necessária uma limpeza muito bem feita e garantir que a colher esteja seca após o uso. De tempos em tempos é recomendado o uso de álcool 70 ou molho em água fervente.
Em estabelecimentos comerciais, geralmente não se opta por esse tipo de colher, optando por metal ou silicone.Saiba mais sobre culinária aqui: https://brainly.com.br/tarefa/36319882?referrer=searchResults#SPJ4