Resposta:
O Barroco por sua fez, influenciado pela Igreja, que se dividiu em reformista e contrarreformistas, estabeleceu uma vida tematizada por concepções religiosoas, cheia de excessos, exuberância, detalhismo, dualismo e forte emocionalismo. Logo, despontava um homem em conflito entre o céu e a terra, em desespero.
O arcadismo foi um movimento fortemente influenciado pelos iluministas, que propunham uma visão de mundo mais lógica, racional, equilibrada e que reagia contra os excessos do período barroco.
A Escola Árcade foi fundamentada por filosofias empíricas que resultavam em um indívíduo de alma simples, resgatando os princípios clássicos da mitologia, da natureza e do antropocentrismo. No Brasil, além deste panorama, o Arcadismo está fortemente vinculado a primeira manifestação por independência política, a Conjuração Mineira. Vila Rica torna-se o centro de discussão política, intelectuais como Claudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga passaram a figurar como protagosnistas. Em sua obras, eles fazem menções sobre a política nacional, denúncias e críticas aos governantes e aguçam o ideal de independência.