Resposta:
Em 21 de outubro de 1879, uma lâmpada composta por um filamento de algodão carbonizado dentro de um bulbo a vácuo brilhou por 45 horas seguidas, sob o olhar atento de Thomas Edison.
Edison usou bulbo de vidro à vácuo para aumentar a combustão e nele inseriu um filamento de carvão. A luz que acendeu se manteve acesa por cerca de 45 horas. Depois disso, ele deu seguimento aos estudos dos outros cientistas, criando sua obra prima — a lâmpada incandescente de Thomas Edison.
A invenção da lâmpada foi o gatilho para grandes avanços da industrialização, medicina, indústria cinematográfica e outros campos do conhecimento. Hoje, a eletricidade está em praticamente tudo ao nosso redor.
Primeira lâmpada incandescente de Edison usada em uma demonstração em Menlo Park (1879, New Jersey, E.U.A.)
Não havia iluminação pública e, à noite, as ruas ficavam muito escuras. Por isso, as pessoas dormiam cedo ou se reuniam em casa, iluminadas pela luz de velas, lamparinas ou lampiões. Nas noites de lua cheia, aproveitavam para passear nas praças e ruas mais movimentadas, por isso foi muito importante essa invenção.
Thomas Edison criou: Bateria de carro elétrico, Câmera de cinema, Caneta elétrica, Distribuição de energia elétrica, Embalagem a vácuo, Fonógrafo, Lâmpada incandescente e Mimeógrafo.
Significado de Lâmpada Incandescente:
É um dispositivo capaz de transformar a energia elétrica em luminosidade e calor. No seu interior, existe um pequeno filamento de tungsténio. Quando uma corrente elétrica passa por ele, os átomos são aquecidos e a energia é transformada em luz.
As lâmpadas incandescentes são o tipo há mais tempo utilizado. Emitem luz pela existência de um filamento de tungstênio, uma resistência, dentro do bulbo, que com a passagem da corrente esquenta e fica incandescente, emitindo uma forte luz amarela.
Pode usar lâmpada incandescente?
A proibição das lâmpadas incandescentes, disponíveis para o público desde o século XIX, entrou em vigor em Julho de 2014 e foi consolidada por completo no ano de 2016, com o fim das importações, fabricações e vendas desse tipo de lâmpada.
Curiosidade: Thomas Edison nasceu em 11/02/1847 e morreu 18/10/1931.