Resposta:
Não há relação entre ser civilizado e ser estrangeiro, segundo a lei e a definição do dicionário. Entretanto quando analisada a comparação segundo visão do senso comum, percebe-se que, diante de preconceitos e estereótipos arcaicos, muitas culturas e sociedade perpetuam essa ideia.
Explicação:
Segundo o dicionário, civilizado é uma palavra da classe gramatical dos adjetivos, que significa dotado de civilização: país civilizado; que possui os costumes e ideias próprios ao estado de civilização; bem-educado, cortês.
Historicamente, durante a colonização, seja essa espanhola, portuguesa ou inglesa, na África, Brasil ou em outros países, os povos existentes previamente eram classificados como bárbaros pelos colonizadores, que se viam como civilizados por terem tecnologias e, segundo sua própria visão, bons modos. Com isso, povos conquistados tiveram perdas em suas culturas e identidades.
Contemporaneamente, a Organização das Nações Unidas (ONU), alerta sobre a violação dos direitos humanos perante a segregação social diante estrangeiros nos mais diversos países.
Os direitos humanos são uma categoria de direitos básicos assegurados a todo e qualquer ser humano, não importando a classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante possível que possa diferenciar os seres humanos.
Dessarte, conclui-se que não há ser humano superior a outro, não há melhor cultura ou sociedade, que todos direito a dignidade, assim como que cada povo tem sua história, algo para ensinar a compartilhar aos demais. Negar a existência do estrangeiro, colocando-o sob um rótulo de não civilizado é perpetuar a segregação e o preconceito, reforçando estereótipos.
O diferente causa estranhamento. Descontruir ideias pré-existentes e buscar conhecer outras culturas é um passo importante para compreender que "ser civilizado" é uma questão social, sobre visões e sentidos diferentes em cada cultura e, que no sentido literal da palavra, um coisa não se relaciona com a outra.
PS.: Espero ter ajudado de alguma forma em suas dúvidas. Bons estudos!