Assunto:
SociologiaAutor:
terry37Criado em:
1 ano atrásResposta:
b) Caio Prado Júnior:
Caio Prado Júnior se apoia na questão econômica para entender o Brasil. Contudo, não se trata de um economicista. Ele associa economia a elementos sociais, culturais e políticos.
Diz que o Brasil tem especificidade do sentido da colonização.
Seu esquema sintetizaria a essência e o “sentido” da colonização brasileira: o de uma colônia de exploração, predominantemente voltada para fora. Ou seja, de uma grande empresa mercantil a serviço do mercado europeu. E com total dependência econômica da Europa.
c) Sérgio Buarque de Holanda:
Sérgio buscava o que era específico da sociedade brasileira e procurava explicar porque a sociedade estava da maneira que estava.
Dizia que os processos de mudança na civilização brasileira deveriam ser estudados de maneira integrada. Fatores econômicos, sociais e culturais.
Sua principal obra é Raízes do Brasil. Nela cada capítulo pode ser lido de maneira isolada sem prejudicar o entendimento.
Um capítulo muito atual é o que trata do homem cordial, na qual ele demonstra o interesse individual ou de pequenos grupos se sobrepõe aos interesses públicos ou coletivos. Aponta para a influência do modelo patriarcal no Estado.
Explicação:
Prefiro não discorrer muito sobre Gilberto Freyre pois não sou especialista no assunto. Porém posso ressaltar que ele era contrário ao racismo científico, uma ideia que era defendida no início do século passado.
Autor:
ryan701
Avalie uma resposta:
5