A gestão de pessoas vem sofrendo profundas transformações ao longos dos tempos, deixando de ser um mero departamento de pessoal para se tornar uma atividade de importância estratégica dentro das organizações. Há algumas décadas, o departamento de RH atuava de forma mecanicista, de modo que o empregado se limitava à execução das tarefas, à obediência ao chefe e ao controle centralizado. Hoje em dia, o cenário encontra-se profundamente alterado, pois os empregados são chamados de colaboradores, e os chefes, de gestores. As Mudanças são tantas que até o nome tem mudado ao longo dos tempos. A denominação RH tem sido substituída por expressões como gestão de talentos, gestão do capital intelectual, gestão de parceiro ou colaboradores e até gestão de pessoas. ( Fonte: Adaptado de Costa, 2010 apud Lotz, 2015, p. 56).
Com base no estudo sobre gestão de pessoas e transformaçõe, avalie as asserções a seguir e arelação proposta entre elas:
I) A atual gestão de pessoas visa à valorizçaão dos profissionais e do ser humano, privilegiando o desenvolvimento não só das organizações, mas também das pessoas.
PORQUE
II) A evolução da área de gestão de pessoas tem sido marcada por um processo lento e sem precedentes.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Durante a busca de informações, o profissional do marketing pode obter respostas a partir de pesquisas já realizadas ou buscar os dados que ele precisa. Sobre este assunto, faça a relação entre as colunas e assinale a alternativa que contém a sequência correta:
( a ) dados primários
( b ) dados secundários
( ) são dados novos, ainda não disponíveis. Para obter dados primários, é necessário realizar uma ou mais de uma pesquisa.
( ) são dados já coletados anteriormente.
( ) podemos encontrar esse tipo de dado em órgãos como o IBOPE, o IBGE, na internet, nos livros e nos bancos de dados das empresas.
a – b – b
b – b – a
a – b – a
a – a – b
b – a – a
Leia o trecho do texto a seguir:
“O conto, portanto, abstrai tudo quanto, no tempo, encerre importância menor, para se preocupar apenas com o centro nevrálgico da questão. Isso explica que ao conto repugne a ‘duração’ bergsoniana ou a complicada inserção de planos temporais, feita com o auxílio da memória associadora de fatos passados, ou de outro expediente análogo. O conto caracteriza-se por ser ‘objetivo’, atual: vai diretamente ao ponto, sem deter-se em pormenores secundários. Essa ‘objetividade’, observável ainda noutros aspectos adiante examinados, salta aos olhos com as três unidades: de ação, lugar e tempo. Às unidades de ação, lugar e tempo deve-se acrescentar a de tom. Entende-se por isso que todas as partes da narrativa devem obedecer a uma estruturação harmoniosa, com o mesmo e único objetivo. Este, por sua vez, corresponde à preocupação de todo contista no sentido de provocar no espírito do leitor numa só impressão, seja de pavor, piedade, ódio, simpatia, acordo, ternura, indiferença, etc., seja o contrário delas” (MOISÉS, 1973, p.126, grifo do autor).
MOISÉS, Massaud. A criação literária: introdução à problemática da literatura. São Paulo: Melhoramentos, 1973.
Considere tudo o que foi dito sobre o conto e atente-se parar as afirmações:
I. O conto preocupa-se em ser construído numa configuração una e total.
II. Os detalhes são fundamentais ao conto, já que este não possui restrição de extensão.
III. A objetividade não é estritamente necessária à estruturação do conto.
IV. A estruturação do conto deve manter a consonância entre suas partes.
V. O conto possui uma unidade de impressão para a qual converge sua estruturação.
Considere as afirmações, o excerto lido e escolha abaixo a alternativa que contém os itens considerados corretos:
Alternativas:
a)
II, III e IV.
b)
II, III e V.
c)
I, IV e V.
d)
I, II e IV.
e)
I, III e IV.