Quando uma empresa, um governo, uma associação ou um político, entre outros, precisam obter informações de um grupo de pessoas (podem ser seus clientes, cidadãos, sócios ou eleitores, entre outros), eles podem, e devem, recorrer a pesquisas de opinião pública ou pesquisas de mercado. Elas podem ser pesquisas quantitativas (ao terminarem, chegam a resultados numéricos, exatos e objetivos) ou pesquisas qualitativas (ao terminarem, chegam a resultados subjetivos, não numéricos e baseados em experiências e relatos particulares). Escrito isso, a alternativa correta para a questão exposta é a letra D.
Pesquisas qualitativas e quantitativas são complementares
Diante da necessidade de obter informações com o mínimo de cientificidade possível, deve-se investir em pesquisas de opinião pública ou pesquisas de mercado e não se ficar apenas baseado em intuição e “achismos”.
Se as respostas que se deseja obter são mais objetivas e numéricas, como por exemplo, quantas vezes por mês um indivíduo vai a um determinado cinema ou compra em um supermercado, deve-se optar por uma pesquisa quantitativa, usando questionário com respostas fechadas (ou seja, as opções de respostas já são dadas e o entrevistado marca uma delas para cada pergunta apresentada).
Por outro lado, se o objetivo é obter respostas mais subjetivas, como por exemplo, por qual motivo um indivíduo vai a um determinado cinema ou compra em um supermercado em detrimento de outros, deve-se optar por uma pesquisa qualitativa, usando questionário com perguntas abertas (sem opções para o entrevistado escolher, ele é convidado a escrever sobre a sua experiência particular em relação ao tema de cada pergunta).
Importante notar que um tipo de pesquisa não exclui o outro. Em outras palavras, pesquisas quantitativas e pesquisas qualitativas são complementares, devendo ser feitas em conjunto sem que sejam necessárias e haja condição (sobretudo financeira) para tanto.
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