Resposta:
Quando se fala em cargos de responsabilidade, é comum usar os termos liderança e chefia como sinônimos. Contudo, ser chefe ou líder não são a mesma coisa. Enquanto o chefe impõe pelo medo, o líder contagia a equipe por meio de atitudes inspiradoras. Isso faz toda a diferença nos resultados corporativos.
Desenvolver líderes na empresa é essencial para deixar os profissionais mais preparados para lidar com pessoas e extrair o máximo de cada uma delas. Afinal de contas, a forma com que o líder se comporta perante os funcionários deve transmitir confiança, engajar colaboradores e estimular o aperfeiçoamento contínuo.
Um chefe é autoritário e impõe ordens para as pessoas. Além disso, ele tem a tendência de centralizar o poder e trabalhar focado apenas nos lucros e resultados. Por isso, ele vê os colaboradores como meros subordinados que devem seguir suas orientações, sem questionamentos.
Incentivo ou motivação não existem no vocabulário do chefe. Isso porque ele acredita que executar as tarefas com excelência é apenas uma obrigação.
Todas essas atitudes e a postura questionável costumam gerar medo nos funcionários. Por isso, a equipe não se sente à vontade para tirar dúvidas, relatar problemas ou até pedir conselhos profissionais. É por essas razões que os chefes são temidos, contudo não são respeitados.
Um líder motiva a sua equipe, mostra a direção a ser seguida e, principalmente, caminha junto! Por isso, ele não apenas conduz pessoas, mas as inspira. Logo, o líder é respeitado, e esse sentimento tem valor muito maior que o temor.
As lideranças na empresa costumam dar voz aos colaboradores, estão sempre dispostas a esclarecer dúvidas e até fornecer conselhos profissionais. Em adição a isso, o líder procura trazer o melhor de cada um à tona, valoriza as habilidades dos indivíduos, respeita suas dificuldades e trabalha junto para superar os desafios.
No momento em que as empresas se encontram junto com seus colaboradores após a pior fase da pandemia onde muitos colaboradores perderam entes queridos, as incertezas de seus empregos trouxeram sentimento de insegurança e sem saber o que esperar. Nesse caso principalmente nesse momento em que estamos vivendo o líder tem um papel fundamental em impulsionar os funcionários, mostrar que podem passar por isso juntos e que é normal sentir medo perante o desconhecido. Esse é o papel do líder motivar a equipe mesmo ao meio das dificuldades, ser para aqueles que o cercam um ponto de referência.
Explicação: