Os casos surgem de tempos a tempos. Crianças, aparentando idau- alguns anos de vida, têm sido resgatadas da companhia de animais selvagen cães, de macacos. Há alguns anos, foi resgatado, das ruas de Santiago do Ch que vivia entre os cães. No início do século XX na india, foram recuperadas d alcateia de lobos duas meninas. Uma aparentava ter tres ou quatro anos de id nove ou dez anos de idade. Em principios do século XIX ficou famoso o caso, Aveyron. Tinha cerca de dez ou onze anos quando apareceu dos bosques em sul da França. Depois de encontrado viveu quase crinta anos entre nos, mas ni mais do que algumas palavras. Mais raro ainda do que esses casos e o èxto e recuperação, ou a imersão, dessas crianças na comunidade humana Disponível em: https://www.publico.pt/2004/11/29/jornal. verum-vo-L05663 Acesso em: 14 nov. 2018. Pensando nas relações entre individue e sociedade assinale a alternativa correta.A. A socialização é um processo que as pessoas apreendem a cultura de seu grupo.B. a interação social não favorece o convívio coletivo.C.O processo de cultura é político.D. A aculturação é unilateral.E. A ação social não necessita de socialização.
LOBATO, Monteiro, Fábulas. São Paulo: Globo, 2008. p. 84.
O cartunista Nani atualiza a fábula, mostrando uma situação que ocorreu no Brasil, especialmente
no estado de Minas Gerais, em 2015, e que se repetiu em 2019. Pesquise que situações foram essas
e explique a relação do cartum com a fábula.
Aap4 - Educação Inclusiva - B
1)Segundo Wille (2019), “o conceito de “Grupo Escolar” surgiu em São Paulo no ano de 1893. A palavra “grupo” indicava a reunião das antigas escolas isoladas de uma localidade. O modelo acabou se consolidando pelo Brasil. Eram escolas simples, a maioria de madeira, com salas de aula, sala de professores, ....
Em contraste com o “Grupo Escolar” de 1893, segue notícia:
“O ano de 2018 começa cheio de novidades no Colégio São Joaquim, e uma delas é a lousa digital. O Colégio traz mais uma....
I. A lousa digital é uma inovação e vai demorar para chegar nas escolas públicas do interior do país.
II. Se nas capitais já é difícil implantar o que é exigido nas Leis, Decretos e LDB, imagina, então, as escolas públicas do interior?
III. Muitas escolas se modernizaram e estão, até, implantando a Educação 4.0, mas essa inovação vai demorar para chegar nas escolas públicas do interior do país.
IV. As escolas públicas do interior do país, principalmente no nordeste, muitas ainda não tem nem saneamento básico. As escolas são de madeira, o piso é de terra e o telhado, em sua maioria, nem tem telha. O banheiro fica localizado na área externa da escola.
V. No interior do país, as escolas públicas, em sua maioria, pararam no tempo: estão parecidas com as escolas de 1893: falta material didático para os alunos, os professores ainda utilizam giz para escrever no quadro “negro” e os alunos passam o tempo todo da aula copiando a matéria do quadro.
É correto o que se afirma em
Alternativas:
a)I, II, III e IV, apenas.
b)II, IV e V, apenas. Alternativa assinalada
c)I e III, apenas.
d)III e V, apenas.
e)I, II, III, IV e V.
2)Um aluno cadeirante chegou ao colégio para seu primeiro dia de aula e se deparou com a seguinte situação:
RAMPA/ESCADAS DE ACESSO AO SEGUNDO ANDAR DO COLÉGIO
Charge sobre cadeirante
Assinale a alternativa que apresenta uma interpretação correta da figura.
Alternativas:
a)O colégio fez uma rampa para acesso às escadas, ao invés de trocar as escadas por uma rampa. Alternativa assinalada
b)O estabelecimento de ensino possui acessibilidade para deficientes físicos, conforme demonstrado na figura.
c)O aluno cadeirante está suando só de pensar no trabalho que terá para transpor as escadas utilizando as mãos.
d)O cadeirante está aguardando uma pessoa que possa empurrar a cadeira para ajudar o aluno a transpor as escadas para o segundo andar.
e)O estudante está chorando visto que o colégio o havia informado, no ato da matrícula, que existia acessibilidade no estabelecimento e que ele poderia ficar despreocupado.
3)O “Documento Orientador do Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais objetiva informar os sistemas de ensino sobre as ações do Programa, instituído pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI...
Com base nas orientações do “Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais”, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. A implantação das Salas de Recursos Multifuncionais nas escolas comuns da rede pública de ensino atende a necessidade histórica da educação brasileira de promover as condições de acesso, participação e aprendizagem dos estudantes público alvo da educação especial no ensino regular.
PORQUE
II. Possibilita a oferta do atendimento educacional especializado de forma complementar ou suplementar à escolarização de todos os alunos matriculados na escola.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. Alternativa assinalada
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
4)Segundo Gracindo (2007), “[...] a educação se concretiza a partir da relação que as pessoas desenvolvem com diversos grupos sociais. Portanto, ela não acontece no abstrato. Ela ocorre na prática, na experiência vivenciada. Dessa forma, pode-se dizer que a educação é uma PRÁTICA e que ocorre no SOCIAL.
Com base na Gestão Democráticas nas Escolas, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Como na prática social, a educação escolar participa fortemente no desenvolvimento da democracia participativa.
PORQUE
II. Favorece o exercício da cidadania consciente e comprometida com os interesses da maior parte da sociedade.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I. Alternativa assinalada
c)A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
Os protocolos clínicos são as ferramentas mais importantes para gestão da qualidade e segurança do paciente, uma vez que você padroniza a assistência ao paciente/cliente, assegura-se também um determinado padrão de qualidade, que pode ser mensurado e melhorado continuamente. Os benefícios do protocolo clínico podem ser classificados considerando o ________________ , que recebe um atendimento padronizado e embasado nas melhores evidências científicas, o tratamento segue um processo, de início, meio e fim, com metas e objetivos claros; o _____________________, que tem em suas mãos diretrizes claras e objetivas de como conduzir o tratamento ou reabilitação de uma condição ou doença. E a ______________________de saúde, que com as condutas padronizadas tem a sua disposição indicadores de qualidade, que são analisados e ajudam na tomada de decisão em diversos âmbitos da gestão em saúde. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas