Levantador
É o distribuidor das jogadas e responsável por armar os movimentos de ataque de sua equipe. É o cérebro do time, e, por isso, a efetividade ofensiva das jogadas realizadas passa por suas decisões. Assim, o levantador é uma posição-chave, normalmente de liderança dentro do time.
Meio de rede
São os atletas de maior estatura. A principal função dessa posição é fazer o bloqueio de meio, marcando as bolas rápidas e de diagonal do adversário, já que consegue cobrir um grande espaço com seu tamanho e envergadura, dificultando ao máximo os ataques adversários. Além de, claro, ser uma importante e segura arma ofensiva em bolas rápidas, usando novamente seu tamanho e potência nos ataques.
Oposto
É o jogador mais incisivo do ataque de força, o responsável por completar e aliviar o trabalho do levantador. Esse atleta normalmente apresenta velocidade e perícia nos ataques, domina os fundamentos ofensivos nas bolas de ponta, bolas rápidas e bolas de fundo. No geral, o oposto não se preocupa em passar a bola, mas sim pontuar, bloquear e auxiliar na defesa.
Líbero
Um personagem imprescindível do vôlei e uma peça chave em qualquer esquema, o atleta dessa posição é essencial na defesa e no primeiro passe. O mais comum é que entre no lugar do jogador de meio que estiver no fundo da quadra para defender o saque adversário e oferecer uma boa recepção, o que leva a um bom ataque.
Ponta
Ao lado do líbero, é mais um responsável pela qualidade nos passes do time. Os pontas precisam ter uma boa defesa, dominar bem a bola com a manchete, e então subir como uma opção no ataque rápido pelas laterais