Uma gestão participativa em ambientes digitais""?.

Respostas 2

O que é?

A adoção da gestão participativa é uma das grandes apostas nas organizações modernas e não poderia ser diferente no contexto das cidades. O modelo é fundamental para que gestores públicos ou privados aproveitem ao máximo a expertise de seus colaboradores e, no caso dos centros urbanos, os conhecimentos e opiniões daqueles que habitam ou fazem uso da região para moradia, comércio ou lazer. Além de estimular discussões sobre temas relevantes que podem resultar em novas estratégias, o modelo de gestão participativa potencializa os resultados das ações desenvolvidas.

Conceito de Gestão Participativa

Resumidamente, a gestão participativa nada mais é que a integração e o diálogo de toda a equipe na busca de um objetivo em comum: a melhoria de estratégias e processos. Desse modo, as decisões são tomadas em conjunto e considerando os diferentes fatores que influenciam nas ações, que passam a ganhar visibilidade a partir das contribuições daqueles que até então estavam distantes da administração. Nesse modelo, cada funcionário ou colaborador é parte essencial para o desenvolvimento e prosperidade do negócio. No contexto urbano, essas pessoas podem ser consideradas agentes transformadores da realidade!

Resposta:

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar um estudo sobre o papeldos gestores  escolares  frente  ao  novo  paradigma  de  educação  configurado emfunção do crescente uso das TICs no meio escolar. Neste contexto, perguntamossobre as contribuições que tais tecnologias trazem ao processo de democratizaçãoescolar. Atualmente, a sociedade encontra-se marcada por inúmeras transformações,principalmente   em   relação   aos   meios   tecnológicos   virtuais   e   científicos,   nestesentido,   o   processo   de   ensino-aprendizagem   também   se   depara   com   essastransformações tecnológicas. O uso das tecnologias digitais, no processo educativopode   ser   compreendido   como   uma   inovação   no   campo   do   conhecimento,proporcionando  novas   formas  de   interação,  socialização  e  aprendizagem.  Estesinstrumentos ampliam o intercâmbio educacional e cultural, quebram fronteiras ebarreiras   e   promovem   a   autonomia   à   medida   que   respeitam   o   ritmo   de   cadaeducando. Por isso, o caráter coletivo e democrático da educação é reivindicado emsua   plenitude,   exigindo   que   a   gestão   escolar   se   delineie   em   um   ambiente   decoparticipação, estimulador do conhecimento e em concomitância aos processos deprodução e significação culturais. Sobre essa ótica, podemos destacar que as TICs, podem expandir o processode gestão democrática. Isto acontece à medida que proporcionam maior interaçãoentre os sujeitos que compõem a comunidade escolar, pais, alunos, professores,gestores, por exemplo. Além disso, promovem novos espaços para circulação deconhecimentos, explorando os diversos significados da ação coletiva. Configurando,assim, um ambiente motivador, repleto de trocas dialógicas, em que as TICs passama ser uma ferramenta de intervenção no processo de articulação do conhecimento ede outras relações que permeiam o ambiente escolar. Dentro dessas discussões contemporâneas, este trabalho visa refletir sobre àmedida que as TICs são capazes de subsidiar o processo de gestão escolar numaperspectiva de aprendizagens coletivas e de dinâmicas organizacionais. Sob esseviés, temos a intenção de realizar alguns apontamentos sobre a forma de melhorutilizar os instrumentos tecnológicos para a promoção de vivências culturais maisricas e inclusivas, num processo de democratização que considera igualmente adimensão social e dimensão política da educação.

Explicação:

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