Resposta:
Tema: OS EFEITOS DO NEGACIONISMO CIENTÍFICO
Explicação:
Desde março de 2020 o mundo passa pela experiência devastadora ocasionada pela pandemia do novo coronavírus. Assim, como se não bastassem as consequências naturais da Covid-19, a sociedade escolhe intensificar ainda mais esse desfecho trágico devido a crenças irracionais que rejeitam a ciência. Nesse sentido, o negacionismo científico presta um temerário desserviço à saúde populacional, uma vez que pode levar milhares de pessoas à morte. Dessa forma, a polarização política e social, somadas a própria desvalorização da ciência (Vírgula) são fatores que intensificam essa problemática.
(Boa estratégia coesiva) Em primeira análise, cabe ressaltar que a polarização política que permeia a sociedade contemporânea faz com que questões de saúde pública sejam reduzidas a lutas partidárias e ideológicas. De acordo com o linguista norteamericano Noam Chomsky, tal movimento se fortalece no apoio a discursos polarizados representados, principalmente, por líderes políticos, como no caso do Brasil. Assim, o fato de alguns brasileiros se oporem deliberadamente ao lockdown (Vírgula) no contexto da pandemia, se associa mais ao apoio a gestão Bolsonaro do que a uma opinião crítica embasada na ciência. Desse modo, fica evidente que o discurso ideológico polarizado pode ocasionar desastres humanitários irreparáveis.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a desvalorização da ciência corrobora para a desinformação populacional, uma vez que a falta de recursos dificulta a produção e a disseminação de conhecimento científico. Um exemplo de como isso ocorre pode ser visto na dicotomia entre países que mais investem na produção científica e os que a desvalidam. Atualmente, vê-se que as primeiras vacinadas contra a Covid-19 surgiram nos países produtores de conhecimento científico. Nesse contexto, o Brasil encontra-se muito atrás no ranking da valorização e apreço à ciência, abrigando movimentos antivacinas, negando a gravidade do vírus e destinando poucos recursos à produção científica.