A divisão internacional do trabalho é que os diferentes países do mundo se especializam na produção de determinados bens e serviços a fim de aproveitar suas vantagens comparativas.
A divisão internacional do trabalho
A divisão internacional do trabalho é usada para comparar bens e serviços internacionalmente, sua estrutura é semelhante à divisão do trabalho de uma empresa, mas é aplicada em nível macro.
Para entender a necessidade da divisão internacional do trabalho, devemos nos referir ao contexto em que esse conceito surge. Nesse sentido, a segunda metade do século XIX vê nascer na Europa uma necessidade de criar mercados para a produção de matérias-primas baratas que posteriormente poderiam ser comercializadas para o centro e transformadas em manufacturas ou produtos de valor acrescentado. Esse fenômeno ocorre principalmente como consequência da industrialização européia que exigia cada vez mais material barato para produzir.
Essa divisão permitiu que os países mais poderosos consolidassem seu poder sobre o resto do mundo conhecido, estabelecessem formas de vínculos imperialistas e fomentassem a desigualdade econômica pelo fato de os países da periferia serem obrigados a vender sua produção a preços impostos por uma política internacional mercado.
Se você quiser ler um pouco mais sobre a divisão internacional do trabalho pode ver este link: https://brainly.com.br/tarefa/5488922
#SPJ2