Arte bidimensional
A arte bidimensional é parte da vasta produção artística que ajuda os seres humanos a se diferenciarem dos outros animais. Desenhos, pinturas, gravuras e caligrafia são alguns exemplos de arte bidimensional que a humanidade produziu ao longo de sua incrível história.
A humanidade enxerga em três dimensões (largura, altura e profundidade), isto, porém não impediu que se criassem manifestações artísticas bidimensionais (largura e altura) que ajudam a expressar nossa forma de sentir, enxergar e traduzir o mundo em que vivemos e nossas próprias crenças, personalidades e particularidades.
Mesmo não possuindo a característica da profundidade a arte bidimensional foi capaz de criar incríveis obras que continuam a impressionar pela riqueza de detalhes que representam as sentimentos, emoções, pensamentos e história da humanidade. Ao longo do tempo, artistas criativos, desenvolveram técnicas que tornaram as representações bidimensionais cada vez mais elaboradas e impressionantes.
O desenho e a pintura foram as manifestações artísticas que mais usufruíram do desenvolvimento de técnicas como contraste, equilíbrio, simetria, regularidade, unidade, profusão, exagero, ênfase, distorção, repetição, singularidade e transparência. Para cada uma destas técnicas também foram desenvolvidos os seus contrapontos, por exemplo, harmonia e contraste, unidade e fragmentação, simetria e assimetria, profusão e economia, et