A teoria da autodeterminação (SDT) foi elaborada no ano de 1981 por Richard M. Ryan e Edward L. Deci, com a finalidade de responder às questões epistemológicas e éticas do paradigma eudaimônico, que considera a saúde e o bem-estar psicológicos como consequentes do compromisso com os desafios e propósitos da vida.APPEL, Marli; WENDT, Guilherme Welter; ARGIMON, Irani Iracema. A Teoria da Autodeterminação e as influências sócio-culturais sobre a identidade. Psicologia em Revista, v. 16, n. 2, p. 351-369, 2010.Acerca dos diferentes tipos de motivação, qual classificação é caracterizada como um modelo que apresenta motivação controlada e contingências de recompensa e punição?
Irandé Antunes (2009) – afirma que não é possível pensar em língua como objeto isolado, ao contrário: é preciso observar suas condições de uso. Assim sendo, essa concepção de língua pensa no fenômeno linguístico a partir de suas intenções sociocomunicativas, observando as interações existentes entre seus interlocutores, além dos efeitos de sentido, seus contextos de uso, deixando, dessa maneira, de ser um signo contido de significado e significante e um amontoado de regras normativas. FASCINA, Diego L. M. Linguagem, comunicação e interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2022. A partir da leitura do fragmento acima e dos conhecimentos abordados no Material Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. De acordo com estudos recentes, a língua é compreendida como uma manifestação desvinculada de memórias afetivas ou de recordações compartilhadas com antepassados. PORQUE II. É função da língua, enquanto uma atividade de natureza sócio-cognitiva e dada suas circunstâncias históricas, promover a interação humana. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
I. De acordo com estudos recentes, a língua é compreendida como uma manifestação desvinculada de memórias afetivas ou de recordações compartilhadas com antepassados. O trecho em destaque não procede, porque a língua faz parte do processo de evolução ao longo dos tempos, trazendo suas marcas provenientes das interações, ou seja, há registro.
Com base na charge apresentada e no estudo da Unidade 3, do Material Digital, avalie as afirmações a seguir. 1. Considerando Bagno (2002), as duas personagens da charge estão corretas, pois os elementos da língua também se associam às questões culturais e sociais do falante. II. Na fala das personagens, é possível identificar o uso da linguagem não literária. Uma vez que esta tem por função a transmissão direta e objetiva da mensagem, desconsiderando os múltiplos significados e possibilidades interpretativas. III. Ambas as personagens pretendem defender seus respectivos pontos de vista a respeito dos termos "bolacha" e "biscoito", utilizando-se das funções primordiais da linguagem, de acordo com Sitya (1995), a saber, argumentação e persuasão. IV. As personagens fazem uso de termos distintos para referirem-se a um mesmo objeto e, apesar de discordarem, compreendem-se. Dessa forma, ao considerar Koch (1996), pode-se afirmar que ambas se utilizam da intencionalidade da linguagem e expressam suas opiniões, despertando ções entre si. E correto o que se afirma em:
A palavra escrita se mistura tão intimamente com a palavra falada, da qual é a imagem, que acaba por usurpar-lhe o papel principal; terminamos por dar importância à representação do signo vocal do que ao próprio signo.