O mercado, no qual as empresas atuam, muda o tempo todo, seja porque o consumidor apresenta um novo comportamento de consumo, seja por um concorrente lançar algo novo e diferenciado no mercado. Porém não são apenas essas variáveis que interferem na venda e na comunicação de produtos e/ou serviços no mercado. É preciso atentar-se às variáveis externas incontroláveis do Macroambiente e traçar ações e estratégias que tornem a empresa competitiva no mercado. Com base na análise do texto apresentado, compreendemos que o Macroambiente Econômico possui diversas variáveis, e que precisam ser acompanhadas e conhecidas pelos profissionais de marketing. Assim, referente às variáveis (ambientes) do Macroambiente avalie as afirmativas a seguir: 1- A variável demográfica avalia o local onde o consumidor se encontra, e o produto que será vendido. II- O ambiente Geográfico analisa o perfil do consumidor com base em sua idade, renda, sexo, grau de instrução, entre outros. III- O ambiente Competitivo busca levantar e conhecer informações quanto aos concorrentes que a empresa possui no mercado. IV-A variável Natural está relacionada ao meio ambiente, analisando os recursos utilizados pela empresa na produção do que venderá no mercado.
O planejamento deve ser encarado de maneira aberta, ou seja, todas atividades, conteúdos, objetivos, critério de avaliação, recursos didáticos e metodológicos devem permitir sua flexibilidade. De acordo com estudos realizados no decorrer da Unidade 4, são exemplos de itens de um esquema de planejamento semanal para a Educação Infantil: