Resposta: Saúde e doença. Antônimos perfeitos?
Quando se fala em saúde, a primeira coisa que nos vem à mente é a ausência de doenças. Uma pessoa, para ser considerada saudável pelo senso comum, precisa necessariamente não estar padecendo de alguma doença. Entretanto, esse conceito de saúde como sendo a ausência de doenças pode ser considerado reducionista.
Quando analisamos a saúde de um indivíduo, diversos aspectos devem ser considerados e, aspectos esses, que muitas vezes não estão ligados diretamente à condição de saúde desse indivíduo. Hoje em dia fala-se muito do modelo biopsicossocial, analisando o indivíduo em suas dimensões biológica, psicológica e social.
A dimensão biológica trata-se da investigação dos sintomas físicos, com o objetivo de entender como a causa da doença pode estar no organismo do paciente. De acordo com o modelo, esse seria apenas um dos aspectos levados em consideração para determinar se uma pessoa está saudável ou não.
A dimensão psicológica, por sua vez busca desde investigar as causas psicológicas para um determinado problema saúde, até investigar as repercussões psicológicas que determinado problema de saúde pode trazer. Fatores como habilidades pessoais, relações interpessoais (com familiares e amigos, por exemplo), autoestima e saúde mental.
Por fim, a dimensão social tem o objetivo de investigar como fatores sociais (aspectos socioeconômicos, culturais e inter-relacionais, por exemplo) podem afetar a saúde do paciente. Esses fatores, por vezes, passam despercebidos quando se avalia a saúde do indivíduo. Entretanto, eles estão intimamente relacionados.
Se analisarmos um indivíduo com condições socioeconômicas mais baixas, grau de escolaridade mais baixo, com problemas psicológicos associados como ansiedade e depressão, esses fatores podem interferir por exemplo na iniciativa pela busca de um profissional de saúde. Por vezes, pessoas nessas condições acabam por buscar ajuda de forma mais tardia, impactando na possibilidade de retorno à condição de saúde anterior.
Nesse sentido, apesar de o conceito de saúde ser comumente definido como ausência de doença, esse conceito acaba sendo reducionista, por hoje em dia sabe-se que aspectos não relacionados à doença podem impactar na saúde do indivíduo.