[. ] o(a) estudante da linguagem jurídica deve entender que o Direito e a Linguagem necessitam ser manipulados, estrategicamente, com o objetivo de estabelecer, em cada contexto de uso, a comunicação exata da mensagem necessária. Dito de outro modo, o operador do Direito deve ser capaz de comunicar a sua mensagem — e garantir que ela seja compreendida — tanto por um juiz quanto por um trabalhador com Ensino Fundamental incompleto que precisa de acesso ao Direito Previdenciário. (POLLA, Daniela. Linguagem jurídica. Maringá: UniCesumar, 2022, p. 12) Com base no exposto anteriormente, explique qual a importância da adequação da linguagem e, principalmente, da compreensão da mensagem no ato comunicativo?

Respostas 1

A comunicação contém ambiguidade e repetição de significado como suas características de linguagem. No entanto, no caso da lei, o significado deve ser claro para reduzir o espaço para interpretações e dúvidas. Em todo ato de comunicação, o espaço para interpretação é inerente e inevitável. Este foi o surgimento do chamado campo da Hermenêutica Jurídica.

   

Comunicação e Hermenêutica Jurídica

Ao fazer leis, os legisladores procuram limitar ao máximo a repetição de significados e impor a objetividade em qualquer dispositivo linguístico. No entanto, dado que o Direito é uma construção teórica e o funcionamento do Direito ocorre no mundo real, sempre há espaço para interpretação. Além da Hermenêutica, a própria Jurisprudência também pode ser parcialmente entendida como seguindo a tradição das normas interpretativas.

Conheça mais a importância da comunicação, aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/3364612

#SPJ4

Você sabe a resposta? Adicione-a aqui!

Can't find the answer?

Log in com Google

ou

Esqueceu sua senha?

Não tenho conta, e quero Registre-se

Escolha um idioma e uma região
How much to ban the user?
1 hour 1 day 100 years