Resposta: A história nos mostra que os lavradores de cana daquela época se dividiam em dois grupos ou categorias, ou seja, havia o grupo ou categoria dos lavradores de cana obrigada que eram os arrendatários que só podiam moer a cana em determinado engenho. Contudo havia outro grupo ou categoria que eram os lavradores de cana livre, esses eram os arrendatários que tinham a liberdade de escolher o engenho que oferecesse as melhores vantagens para o negócio.
Explicação: Bons estudos !
Autor:
cassiusgeie
Avalie uma resposta:
6Resposta:
Explicação:
Os senhores de engenho eram o grupo dominante na sociedade açucareira. Eram os donos das terras, das máquinas e até dos homens! Possuíam muita riqueza e prestígio.
Eles tinham poder sobre todos os habitantes do engenho: do padre aos escravos, além dos familiares e dos trabalhadores livres. Na sua falta quem exercia tal poder era o filho mais velho. Por isso, dizemos que a família senhorial no Brasil era patriarcal.
Lavradores de cana – Nesta sociedade havia também os donos de canaviais que não eram senhores de engenho. Como montar um engenho exigia muito dinheiro alguns lavradores moíam a cana de suas terras em engenhos alheios – eram os chamados arrendatários.
Lavradores de cana obrigada: eram os arrendatários que só podiam moer a cana em determinado engenho.
Lavradores de cana livre: eram os arrendatários que tinham a liberdade de escolher o engenho que oferecesse as melhores vantagens para o negócio.
Autor:
sebastianhendrix
Avalie uma resposta:
5