O principal papel de Joaquim de Magalhães Barata no estado do Pará foi o apoio ao movimento da Revolução de 1930, ao qual era um dos principais líderes e articuladores no estado. Após o sucesso da Revolução de 1930, tornou-se interventor federal do Pará, assumindo o cargo em 12 de novembro do mesmo ano.
Explicação:
Joaquim de Magalhães Barata (1888-1959) foi um dos principais líderes, apoiadores e articuladores da Revolução de 1930 no Pará. Nesse período, foi interventor federal (1930 e 1935) no estado e um dos fundadores do Partido Liberal no local, que era declarado apoiador da política de governo de Getúlio Vargas. Percorreu o interior do Pará e conquistou apoio de grande parte da população, elegendo, em 1933, para a Assembleia Nacional Constituinte todos os deputados paraenses. Como interventor, comandou a repressão do movimento constitucionalista, através do poder de força do Exército, da Marinha e da Polícia. Participou de diversos conflitos políticos do Pará, como a eleição do governador constitucional do estado, em 1935. Dentro da corporação Militar, chegou à patente de Coronel e assumiu cargos de chefia em outros estados.
Foi novamente interventor do Pará em 1943, e participou da fundação do Partido Social Democrático (PSD). Como Senador Constituinte, em 1945, atuou na Subcomissão de Segurança Nacional, da Comissão de Constituição e da Comissão de Forças Armadas. Em 1955 foi eleito governador do Pará, tendo o apoio do então presidente Juscelino Kubitschek.
Aprenda mais sobre Joaquim de Magalhães Barata em:
https://brainly.com.br/tarefa/20281395
#SPJ4
Autor:
mckinleyrsql
Avalie uma resposta:
8